É com muita alegria que o SISMUC informa que assumiu a vaga de titular no Conselho Municipal da Diversidade Sexual – LGBTQIA+ (CMDS) em Curitiba. Anteriormente, o Sindicato ocupava a posição de suplente, mas, conforme determina o regimento da instância, devido a uma entidade ter tido três faltas seguidas não justificadas ou três faltas alternadas, ela voltou para a suplência e a primeira suplência, que era do Sindicato, passou a ser titular.
A diretora do SISMUC que representa o Sindicato no CMDS, Loide Ostrufka, comenta a importância de estar como titular no Conselho e o que muda na prática. “É importante para nós, enquanto entidade, estar na representatividade da sociedade civil dentro do Conselho Municipal da Diversidade, agora teremos poder de voto, antes não tínhamos. O Conselho é novo, nós acabamos de completar um ano de sua criação, então temos muito trabalho, muito debate para realizar com a sociedade, com os servidores, com o município, com a gestão”. Ela acrescenta: “Temos uma Conferência Municipal da Diversidade para estruturar, para o ano que vem. Vamos ter as conferências municipal, estadual e nacional. Então, estamos aí nesse trabalho de construção de um plano municipal. É muito importante a nossa participação enquanto SISMUC, é de muita relevância para que o trabalho no Conselho, a luta pelas políticas públicas para a comunidade LGBT seja respeitada, que ela aconteça efetivamente”.
O CMDS foi criado em fevereiro de 2023 a partir da Lei 16.128/2023 e terá gestões de dois anos. Seus integrantes terão a responsabilidade de criar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e da cidadania da população LGBTQIA+.