417 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram impactados com as inundações que ocorreram por conta dos temporais que atingiram o estado. A Defesa Civil já contabilizou 90 óbitos, 131 desaparecidos e 362 feridos, não entram nestes dados. Além disso, há 204,3 mil pessoas que precisaram sair de suas casas, estão em abrigos ou desalojadas.
As enchentes afetam também os animais, foram contabilizados até sábado (4) mais de 3 mil cachorros e gatos resgatados pelas as equipes do poder público e pelo menos 350 por voluntários. Os agricultores também relatam perdas, já que roças e lavouras de hortifrutigranjeiros foram totalmente destruídas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, detendo 70% do mercado.
Grande parte do estado está em colapso, sem energia elétrica e abastecimento de água. Por isso, o SISMUC irá receber doações e enviará à população gaúcha. A prioridade, no momento, é água mineral; ração animal; produtos de higiene pessoal — como fraldas infantis e geriátricas, absorventes, sabonetes, entre outros; produtos de limpeza e cobertores.
Faça sua doação diretamente na sede do SISMUC (Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar).