Em 13 de maio de 2007, foi sancionada em Curitiba a Lei n.º12.117 que instituiu a primeira sexta-feira de maio como o “Dia do Inspetor(a) Escolar Municipal”. Contudo, a data, apesar de simbólica, está aquém do reconhecimento necessário que precisa ser garantido para esses profissionais.
Atualmente, as escolas municipais de Curitiba contam com mais de 860 Auxiliares de Serviços Escolares (ASE), popularmente conhecidos como inspetores/as. Com sua atuação voltada a atender 98.450 crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino, esses/as profissionais enfrentam diversos problemas, entre eles, desvalorização salarial e profissional, e a sobrecarga de trabalho, tendo em vista que precisam atender, ao mesmo tempo, 150 crianças, no entanto, em muitos locais, com o déficit de profissionais existente, este número é bem maior.
Para além dessas problemáticas, é preciso reconhecer e enaltecer o trabalho importante desenvolvido por estes/as trabalhadores/as no serviço público e na construção da educação pública de Curitiba. Eles/as, que desempenham um papel fundamental na comunidade escolar, são essenciais para garantir segurança, disciplina, bem-estar e a atenção às necessidades individuais de cada criança. São estes/as profissionais que estão muitas vezes presentes nos momentos mais difíceis, oferecendo apoio emocional e orientação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral dos/das estudantes.
O SISMUC seguirá atuando em prol dos inspetores e inspetoras de Curitiba e lutando para que a “cidade educadora” passe a respeitar e a valorizar esse/as profissionais.
Nosso reconhecimento aos inspetores e as inspetoras do serviço público de Curitiba!