SISMUC participa da 1ª Plenária Nacional da Confetam/Conatram; encontro reúne municipais de todo Brasil

O SISMUC esteve presente na 1ª Plenária Nacional da Confetam/Conatram, realizada desde a última quarta-feira (24), até sexta (26/4). Com o lema: “O Movimento Sindical dos Municipais: É a gente que faz”, o encontro reuniu dezenas de Sindicatos e federações de servidores públicos municipais do país para debater a importância do movimento sindical na defesa e luta pelos direitos das/os trabalhadoras/es do serviço público.

Para qualificar o debate em torno das ações e do planejamento das lutas, a programação contou com uma intensa e diversificada programação, como o Seminário Nacional de Igualdade de Oportunidades e as atividades autogestionadas, que abordaram o fim da violência política de gênero, direitos humanos para todas as mulheres, LGBTQIA+: a comunidade LGBT+, a diversidade e os desafios da invisibilidade institucional; raça; e juventude. Além de apresentar também o balanço político e organizativo da gestão da Confetan, os participantes aprovaram o Plano de Lutas para 2024, bem como fizeram o Lançamento da Plataforma das Eleições Municipais e do novo site da Conferan (confira abaixo mais detalhes). Para finalizar, aprovaram as moções de apoio e repúdio.

A coordenadora do SISMUC, Juliana Mildemberg, destacou a importância do SISMUC estar presente na Plenária. “A participação na 1ª Plenária Nacional da Confetam/Conatram e em outros espaços de luta é essencial para fortalecer a união dos servidores públicos municipais em todo o país. Isso reafirma nosso compromisso com a luta pelos direitos e valorização de todos os trabalhadores municipais.”

De acordo com Edicleia Aparecida Farias, dirigente do SISMUC, a participação do Sindicato na primeira plenária nacional da Confetam, evidencia as ações do SISMUC e aumenta a responsabilidade da entidade para garantir ações que dialoguem com o todo da população que acessa os serviços públicos. “A nossa participação na Plenária implica no desafio de desenvolver estratégias essenciais para que o Sindicato e os servidores públicos, enquanto protagonistas na implementação das políticas públicas, se envolvam ativamente, desenvolvendo estratégias para abordar e disputar as questões da pauta de costumes. Pois, são os servidores municipais que, no dia a dia, estão em contato direto com os cidadãos, atuando em diversos territórios da cidade, como unidades de saúde, CMEIS, CRAS, assistência social e segurança, levando as políticas públicas para a população.

Ainda de acordo com Edicleia, “o SISMUC participar desse espaço traz a responsabilidade de discutir pautas de costumes, furar a bolha e trazer a visão de um mundo plural, da diversidade, pelo viés do afeto, do respeito, do acolhimento com as pessoas, com os diferentes, com as minorias. O Sindicato é imprescindível nesse desafio. Talvez agora o próximo passo seja o SISMUC estar aí pensando e efetivando ações práticas nesse sentido.

 

Lançamento do novo site

Além das mesas conjuntura e de discussão sobre diversos temas, como a violência política de gênero, comunidade LGBT+, diversidade, desafios da invisibilidade institucional, racismo estrutural e impactos nas desigualdades sociais, e juventude, o evento também teve o lançamento oficial do novo site da Confetam/Conatran.

A nova plataforma, totalmente repaginada, foi apresentada pelo secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam, Célio Vieira, e pela secretária de Combate ao Racismo, Vilani Oliveira. Ambos ressaltaram que esse é um grande avanço e convidaram todos os sindicatos e federações a fazerem uso dos materiais de campanhas e compartilharem os conteúdos produzidos pela Confetam em suas redes.

 

Plataforma política para eleições municipais 2024
Na tarde de hoje também houve o lançamento da Plataforma política para eleições municipais. A plataforma é o resultado de uma escuta atenta e abrangente das e dos dirigentes sindicais das servidoras e dos servidores municipais, expressa por meio do Questionário – “O que você espera da nova Gestão Municipal em relação aos Serviços Públicos e aos/às Servidores/as Municipais?”. Foram mais de 200 contribuições de diversas cidades, do Norte ao Sul do país, mostrando a força da construção coletiva. 

 

Acesse aqui a plataforma

 

— — — — — — — — — — — — — — — — 

 

Marcha da Classe Trabalhadora 

Está marcada para o dia 22 de maio, em Brasília, a Marcha da Classe Trabalhadora que pretende reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores na capital do país, reivindicando valorização salarial, pela revogação da Reforma Trabalhista e da Previdência, e pela não aprovação da Reforma Administrativa.

 

Como vai funcionar:

O ônibus sairá de Curitiba dia 21/05 e a volta será no dia 22 à noite, chegando em Curitiba no dia 23/05.

O prazo para inscrição é até dia 06/05. Por isso, caso você tenha interesse em participar, garanta sua vaga pelo link: 

https://docs.google.com/forms/d/1i4jau3yt0reOKwj_krKEV5iyZHw8bY5c3QzY3RCvNCc/prefill 

Foto de capa: Confetan

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »