Contemplar a Mata Atlântica, conhecer a história cultural, econômica e política a bordo das locomotivas de trem que descem a Serra do Mar Paranaense. Assim foi o passeio anual e confraternização dos mais de 80 aposentados e das aposentadas do SISMUC, realizado no dia 30 de novembro, entre Curitiba e Morretes.
Além da contemplação da Mata Atlântica, durante o passeio o guia turístico explicou como foi o processo histórico de construção dos trilhos que ligam Curitiba a Morretes e de cada ponto turístico do caminho, como, por exemplo, o Pico do Marumbi, a Estação do Banhado, as ruínas da Roda d’Água e da Casa do Ipiranga. No trajeto, de aproximadamente 4 horas, também não faltou animação por parte dos aposentados e aposentadas, como relata a servidora aposentada e dirigente do SISMUC, Antônia Ferreira.
“O passeio foi uma experiência muito boa, os aposentados e aposentadas ficaram muito satisfeitos. No vagão que estávamos o entrosamento foi ótimo entre todos, nos divertimos muito, cantamos, fizemos festa, todos participaram. O passeio mostrou que devemos fazer mais confraternizações como essas, pois isso aproxima os servidores e servidoras”.
Segundo a coordenadora da pasta de aposentados, Liliane Cotinho, muitos estavam participando pela primeira vez do passeio e, mesmo em meio ao calor escaldante, a confraternização garantiu muita partilha, inclusive na troca de presentes do amigo secreto. “Os aposentados participaram deste maravilhoso passeio, tinha servidores que recém se aposentaram participando pela primeira vez. Tudo correu bem, cantamos, dançamos, passamos muito calor, almoçamos e tivemos o tradicional amigo secreto, foi ótimo, principalmente para aproximar os novos aposentados ao Sindicato”.
Para finalizar com chave de ouro o passeio, ao chegar em Morretes, os servidores e servidoras puderam se deliciar com um belíssimo almoço, partilhar os presentes do amigo secreto e conhecer o centro turístico da cidade.
Planejamento para 2024
Com a reestruturação do Coletivo dos Aposentados realizada no último período, estão sendo programados para o próximo ano a realização de diversas atividades culturais e políticas, para além do próprio encontro mensal que continuará acontecendo.