SISMUC participa do 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP)

Seguindo a deliberação do 13º Congresso do SISMUC de compor as entidades e centrais sindicais que articulam as lutas dos servidores públicos, nos próximos dias, de 12 a 18 de outubro, o SISMUC estará presente no 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP), em Genebra, na Suíça. O encontro, com o lema “Em um mundo de múltiplas crises, as pessoas acima do lucro”, contará com representação de aproximadamente 150 países.

Organizado pela ISP, o Congresso tem por objetivo debater e construir conjuntamente a defesa dos interesses do funcionalismo público, coordenando as lutas dos/das profissionais pela defesa de seus direitos, da justiça social e econômica e da qualidade e acessibilidade dos serviços públicos.

Representando o SISMUC no Congresso, Juliana Mildemberg, coordenadora geral do sindicato, e Patrícia de Souza Lima, coordenadora da pasta de Políticas Sindicais e Relações de Trabalho, explicam que a participação é resultado da compreensão política da categoria. “Compreendemos coletivamente a importância de nos somarmos neste Congresso realizado pela  Internacional do Serviço Público. Sabemos que o serviço público, em sua totalidade e mundialmente, sofre constantemente ataques que vão desde a terceirização, desvalorização dos servidores e servidoras, até a precarização. É preciso somar forças, lutar massiva e coletivamente para termos serviços públicos de qualidade”.

A coordenadora geral também explica que “o Congresso do SISMUC em 2016 garantiu a filiação à ISP, mas, infelizmente, isso não se consolidou. Com a realização novamente do nosso Congresso do Sindicato, em abril deste ano, os servidores e as servidoras entenderam a importância de garantir esta filiação. Com isso, a entidade voltou a CUT e também a Internacional de Serviços Públicos”, explica. 

 

SUBRAC

Em maio deste ano, já efetivando as deliberações da categoria, o SISMUC participou do SUBRAC “Organizando estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil”, em São Paulo.

O encontro debateu as estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil, bem como o enfrentamento a violência — assédio moral e sexual — no trabalho, cobrando inclusive a ratificação da Convenção 190 da OIT. 

“O SUBRAC é um espaço fundamental para alinhar as lutas e estratégias para fortalecer as políticas públicas e as lutas dos servidores públicos de todo mundo. Entendemos que não somos uma ilha, não podemos estar isolados do restante daqueles que fortalecem a luta em prol do funcionalismo público em todo mundo, no Brasil e em Curitiba. Por isso, compor a ISP nos fortalece quanto entidade e trabalhadores públicos”, destacou Patrícia.

 

ISP

A ISP, fundada em 1907, está em 156 países e conta com mais de 650 sindicatos e entidades filiadas, que, juntos, congregam mais de 20 milhões de trabalhadores/as de serviços públicos.

Atualmente, na ISP do Brasil, são 24 entidades filiadas.