Outubro Rosa: Servidora, a prevenção é a chave

Quantas colegas de trabalho você conhece que já realizaram a mamografia? A recomendação médica é que o exame seja realizado anualmente a partir dos 40 anos, mas muitas vezes esquecemos dessa prática tão essencial para nossa saúde.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2022, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Ele é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Só no Paraná, em 2022, houveram 3.470 casos de câncer de mama.

Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de sobrevivência são consideravelmente maiores. Exames de rotina, como mamografias e autoexames, são fundamentais para detectar anomalias antes que elas se desenvolvam em estágios mais avançados. Além disso, a prevenção também minimiza a necessidade de tratamentos invasivos e agressivos, como cirurgias radicais e quimioterapia intensa.

Por isso, não deixe de se cuidar! Mantenha uma rotina saudável com alimentação e exercícios físicos e faça os exames regulares.

Cuide-se e incentive as mulheres ao seu redor a fazerem o mesmo.