Pauta geral de reivindicações é debatida com a Secretaria Municipal de Administração

Iniciamos a série de mesas de negociação com a Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP), para debater as pautas de reivindicação dos servidores e servidoras de Curitiba.

Na tarde da última sexta-feira (29), debatemos a pauta geral, confira os principais pontos negociados em mesa:

    • Conseguimos o aumento do auxílio-alimentação para R$30,00. A conquista, que é reivindicação histórica da categoria, já havia sido negociada junto com planos de carreira e o projeto de lei foi aprovado na semana passada pelos vereadores. Agora, a luta dos servidores é pelo aumento do teto salarial para recebimento do auxílio-refeição (para 5 salários mínimos). O SISMUC entende que todos e todas as servidoras têm direito a receber o benefício, o trabalhador precisa se alimentar de forma adequada para se manter saudável. Reforçamos que, durante a votação do projeto de lei, os vereadores se comprometeram em manter a negociação em 2024.

    • Em relação à reposição dos servidores com restrição laboral temporária, o SISMUC irá solicitar via ofício a reposição desses trabalhadores, em situações que houver a impossibilidade de exercer as funções essenciais do cargo.

    • Para preencher os afastamentos superiores a 15 dias, LTS, férias e lincença-prêmio, reivindicamos a contratação de “trabalhadores volantes”. A Administração afirmou que a Lei 12.455/19 prevê a contratação via PSS, por meio da solicitação das secretarias.

    • Reivindicamos a alteração na Lei 15.542/19, referente ao número de dirigentes sindicais liberados, com ampliação proporcional ao número de sindicalizados e sem o limitador de dirigentes liberados. A sugestão  foi acatada e será encaminhada ao Secretário da SMAP.

    • A promoção de políticas permanentes de combate às discriminações de raça, gênero, orientação sexual e deficiências é fundamental, para que os casos de intolerância no serviço público sejam eliminados. O Departamento de Saúde Ocupacional  informou que já existe o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça (iniciativa do governo federal). O SISMUC solicitou a participação dos sindicatos neste Comitê, para ampliar o trabalho feito pelo programa. O departamento irá avaliar a possibilidade e nos dar o retorno.

    • Solicitamos o envio de uma planilha, com separação por secretaria e cargos, da quantidade de licenças-prêmio concedidas ao longo de cada ano. A SMAP se comprometeu a enviar os dados requisitados. Também colocamos em mesa o fato das licenças-prêmio requeridas pelos servidores serem negadas repetidamente e sem explicação A SMAP informou que os servidores podem recorrer do resultado, mediante protocolo administrativo.

    • O fornecimento de EPIs adequados e suficientes para todos os servidores não está acontecendo, principalmente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Ficou acordado de alinhar reunião entre o SISMUC e o Departamento de Saúde Ocupacional para tratar do assunto. Além disso, conquistamos mesa de negociação permanente com o departamento.

    • Requisitamos o encaminhamento para o SISMUC de cópias das CATs com nexo causal negado. A Administração garantiu que fará o envio das cópias.

    • A implementação de política de saúde mental é primordial no serviço público. O Departamento de Saúde Ocupacional afirma que possui um canal de informações e denúncias pelo WhatsApp e, que, em casos de eventos traumáticos no local de trabalho, o servidor deve abrir a CAT — mesmo em situações onde não houve lesões físicas e atendimento médico.

    • Os pontos de pauta relacionados às sindicâncias e processos administrativos contra os servidores não foram discutidos, pois os representantes da Procuradoria Geral do Município se recusaram a participar da reunião. Porém, o SISMUC reafirma a necessidade de revisão dos processos disciplinares, para que sejam aplicados com finalidade de adequação de conduta e não penalização dos trabalhadores.


Acesse aqui a ata da reunião.

 

Os assuntos referentes ao IPMC e ICS serão discutidos em reunião futura. As pautas específicas de cada categoria (professores, trabalhadores de escola, fiscais, polivalentes, aposentados, SMELJ, FCC, FAS) acontecerão durante esta semana.

Atenção, alerta de golpe!

Atenção, servidoras e servidores, cuidado com mensagens no WhatsApp de números que se passam por advogados do SISMUC. O escritório responsável pela assessoria jurídica do Sindicato, Ludimar Rafanhin e sua equipe, não entram em contato para informar os sindicalizados a

Leia mais »

O que é o Congresso do SISMUC?

Municipais rumo à primavera O Congresso do SISMUC é o maior evento da categoria, e é onde definimos prioridades, estratégias e os rumos da luta. Seja um representante de base e participe!

Leia mais »