Mobilização que acontece no dia 19 e 26 de setembro (terça-feira), das 11 às 14 horas, visa dialogar com a população sobre a realidade dos servidores aposentados e pensionistas
Uma vida inteira de dedicação à população e, como “reconhecimento”, ao final da carreira, um desconto mensal de 14% nos salários. Essa é a dura realidade que assola dezenas de aposentados e pensionistas de Curitiba que construíram o serviço público que tornou a capital paranaense uma cidade modelo. E, é visando denunciar essa realidade, que o Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba (SISMUC) convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras para o ato e panfletagem para à população, na próxima terça-feira (19/09) e no dia 26 de setembro, das 11 às 14 horas, na Rua XV de Novembro com a Rua Monsenhor Celso.
“O desconto de 14% dos salários e benefícios impacta a vida de dezenas de aposentados e pensionistas que contribuíram durante toda a sua vida funcional para a construção de Curitiba. Afinal, foi por meio do trabalho desses trabalhadores e trabalhadoras que a nossa cidade conquistou a qualidade do serviço público reconhecida nacional e internacionalmente. Por isso, convocamos todos os servidores e as servidoras a virem participar desse ato. Vamos dialogar com a população curitibana, mostrar o quanto esse desconto impacta diretamente a vida e o dia-a-dia dessa população, inclusive na compra de comida, remédio, pagamento de aluguel, nas necessidades básicas”, convoca a direção do SISMUC.
O ato, realizado em conjunto com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), faz parte da luta permanente do SISMUC para revogar a lei que estabelece o desconto.
Reforma da Previdência Municipal – Aprovada em dezembro de 2021 pela Câmara Municipal e em vigor desde janeiro de 2022, a Emenda na Lei Orgânica do Município de Curitiba e a Lei Complementar 133/2021, de autoria do prefeito Rafael Greca e do seu vice, Eduardo Pimentel, promoveu a Reforma da Previdência para os servidores públicos municipais. Com ela, várias mudanças foram estabelecidas, entre elas, o aumento do valor da contribuição dos servidores públicos municipais ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
Conforme a nova lei municipal, aposentados e pensionistas que, por exemplo, só tinham desconto sobre o valor que passasse do teto do INSS (R$ 6.433,59), desde janeiro do ano passado, passaram a contribuir obrigatoriamente com a alíquota de 14% sobre o valor recebido acima de dois salários mínimos (R$ 2.224), ao IPMC. Isso vale inclusive para os que até então eram isentos.
Vale destacar ainda que, com essa nova alíquota de contribuição ao IPMC, o servidor ainda em exercício da função, terá que trabalhar mais, contribuir por mais tempo e continuar pagando a aposentadoria após aposentar.
—
Informações:
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC)
(41) 3322-2475 | SISMUC
(41) 99531-7824 | Soraya (coordenadora de comunicação)
(41) 99891-8324 | Riquieli Capitani (Jornalista)
(41) 99827-9299 | Ana Carolina Pacífico (Jornalista)