Contra desconto de 14% dos salários, SISMUC convoca servidores para ato e panfletagem no centro de Curitiba

Mobilização que acontece no dia 19 e 26 de setembro (terça-feira), das 11 às 14 horas, visa dialogar com a população sobre a realidade dos servidores aposentados e pensionistas


Uma vida inteira de dedicação à população e, como “reconhecimento”, ao final da carreira, um desconto mensal de 14% nos salários. Essa é a dura realidade que assola dezenas de aposentados e pensionistas de Curitiba que construíram o serviço público que tornou a capital paranaense uma cidade modelo. E, é visando denunciar essa realidade, que o Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba (SISMUC) convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras para o ato e panfletagem para à população, na próxima terça-feira (19/09) e no dia 26 de setembro, das 11 às 14 horas, na Rua XV de Novembro com a Rua Monsenhor Celso.

“O desconto de 14% dos salários e benefícios impacta a vida de dezenas de aposentados e pensionistas que contribuíram durante toda a sua vida funcional para a construção de Curitiba. Afinal, foi por meio do trabalho desses trabalhadores e trabalhadoras que a nossa cidade conquistou a qualidade do serviço público reconhecida nacional e internacionalmente. Por isso, convocamos todos os servidores e as servidoras a virem participar desse ato. Vamos dialogar com a população curitibana, mostrar o quanto esse desconto impacta diretamente a vida e o dia-a-dia dessa população, inclusive na compra de comida, remédio, pagamento de aluguel, nas necessidades básicas”, convoca a direção do SISMUC.

O ato, realizado em conjunto com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), faz parte da luta permanente do SISMUC para revogar a lei que estabelece o desconto.

Reforma da Previdência Municipal – Aprovada em dezembro de 2021 pela Câmara Municipal e em  vigor desde janeiro de 2022, a Emenda na Lei Orgânica do Município de Curitiba e a Lei Complementar 133/2021, de autoria do prefeito Rafael Greca e do seu vice, Eduardo Pimentel, promoveu a Reforma da Previdência para os servidores públicos municipais. Com ela, várias mudanças foram estabelecidas, entre elas, o aumento do valor da contribuição dos servidores públicos municipais ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

Conforme a nova lei municipal, aposentados e pensionistas que, por exemplo, só tinham desconto sobre o valor que passasse do teto do INSS (R$ 6.433,59), desde janeiro do ano passado, passaram a contribuir obrigatoriamente com a alíquota de 14% sobre o valor recebido acima de dois salários mínimos (R$ 2.224), ao IPMC. Isso vale inclusive para os que até então eram isentos.

Vale destacar ainda que, com essa nova alíquota de contribuição ao IPMC, o servidor ainda em exercício da função, terá que trabalhar mais, contribuir por mais tempo e continuar pagando a aposentadoria após aposentar.


Informações:
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC)
(41) 3322-2475   | SISMUC
(41) 99531-7824 | Soraya (coordenadora de comunicação)
(41) 99891-8324 | Riquieli Capitani (Jornalista)
(41) 99827-9299 | Ana Carolina Pacífico (Jornalista)

Nota de pesar – Lawrence Carvalho Ferreira da Silva

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido servidor público Lawrence Carvalho Ferreira da Silva, aos 44 anos. Lawrence atuava como auxiliar de serviço bucal (ASB) no Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd, no Portão. O velório será

Leia mais »