Como parte das deliberações tomadas em Assembleias pelos servidores para manter as negociações permanentes em torno dos novos projetos de leis dos novos Planos de Cargos e Carreiras, o SISMUC conquistou para hoje (17/08), às 17h30, uma mesa de negociação com a administração pública municipal para tratar do tema. (Ofício nº 214/2023-SMAP).
Saiba mais – Os projetos de leis dos novos planos de cargos e carreiras já passaram por todas as Comissões e podem ser votados no plenário da Câmara Municipal na próxima semana. Mas, o SISMUC continua pressionando e negociando a revisão de pontos cruciais. Como parte dessas negociações, foram propostas 55 emendas aos PLs, 45 delas de autoria da vereadora Prof. Josete (PT) e outros vereadores.
Veja abaixo algumas das emendas pautadas pelo SISMUC:
Crescimento universal
Reivindicamos que o primeiro procedimento de crescimento vertical ocorra de maneira universal a todos e todas as servidoras que se qualificaram e mantiveram o título sem utilização por conta do congelamento.
Mais vagas para os crescimentos
Reivindicamos o aumento no número de vagas nos procedimentos, sendo pelo menos 80% no crescimento horizontal e, no mínimo, 30% no crescimento vertical.
LTS não pode impedir o crescimento
Exigimos a diminuição no número de afastamentos para Licenças de Tratamento de Saúde (LTS) como critério de impedimento no crescimento dos servidores. Inclusive aqueles relacionados a acidentes de trabalho. Reivindicamos que sejam, no mínimo, 90 dias de afastamento
Compensação pelo período de congelamento
Em 2017, o Pacotaço do Greca e do Pimentel congelou os Planos de Cargos e Carreiras. Resultando em incalculáveis perdas para os servidores públicos de Curitiba.
Neste sentido, reivindicamos a compensação financeira pelo período congelado para todos os servidores.
Transição dos Auxiliares para Técnicos de Enfermagem sem limites de vagas
Atualmente cerca de 1800 auxiliares de enfermagem e em saúde bucal estão em desvio de função, sendo fundamental a transição para o cargo de técnico de enfermagem. Reivindicamos que não haja limite de vagas durante a transição.
Transição imediata dos Professores de Educação Infantil sem limite de vagas
A transição dos professores de educação infantil da parte especial deve ocorrer imediatamente, visto que esses profissionais recebem 46% a menos que outros professores que realizam a mesma função.
Reivindicamos que não haja número mínimo de vagas e garanta-se o direito de todos crescerem, conforme o compromisso firmado pelo Secretário de Governo em reunião.
Reajuste salarial para os ASE e demais categorias
Reivindicamos o aumento do piso salarial da carreira de Auxiliar de Serviço Escolares, que hoje possui um dos menores salários dentre os servidores municipais. E, também, a revisão salarial para as demais categorias.
Um plano de carreira digno valoriza os servidores públicos e impacta diretamente a vida de cada curitibano que utiliza os serviços públicos.
O SISMUC segue em debate com os parlamentares e acredita ser possível construir um plano de carreira justo a todos e todas.