Planos de carreiras serão discutidos hoje em mesa de negociação com a Prefeitura

Como parte das deliberações tomadas em Assembleias pelos servidores para manter as negociações permanentes em torno dos novos projetos de leis dos novos Planos de Cargos e Carreiras, o SISMUC conquistou para hoje (17/08), às 17h30, uma mesa de negociação com a administração pública municipal para tratar do tema. (Ofício nº 214/2023-SMAP). 

Saiba mais – Os projetos de leis dos novos planos de cargos e carreiras já passaram por todas as Comissões e podem ser votados no plenário da Câmara Municipal na próxima semana. Mas, o SISMUC continua pressionando e negociando a revisão de pontos cruciais. Como parte dessas negociações, foram propostas 55 emendas aos PLs, 45 delas de autoria da vereadora Prof. Josete (PT) e outros vereadores. 

Veja abaixo algumas das emendas pautadas pelo SISMUC:

Crescimento universal

Reivindicamos que o primeiro procedimento de crescimento vertical ocorra de maneira universal a todos e todas as servidoras que se qualificaram e mantiveram o título sem utilização por conta do congelamento.

Mais vagas para os crescimentos

Reivindicamos o aumento no número de vagas nos procedimentos, sendo pelo menos 80% no crescimento horizontal e, no mínimo, 30% no crescimento vertical.

LTS não pode impedir o crescimento

Exigimos a diminuição no número de afastamentos para Licenças de Tratamento de Saúde (LTS) como critério de impedimento no crescimento dos servidores. Inclusive aqueles relacionados a acidentes de trabalho. Reivindicamos que sejam, no mínimo, 90 dias de afastamento

Compensação pelo período de congelamento

Em 2017, o Pacotaço do Greca e do Pimentel congelou os Planos de Cargos e Carreiras. Resultando em incalculáveis perdas para os servidores públicos de Curitiba. 

Neste sentido, reivindicamos a compensação financeira pelo período congelado para todos os servidores.

Transição dos Auxiliares para Técnicos de Enfermagem sem limites de vagas

Atualmente cerca de 1800 auxiliares de enfermagem e em saúde bucal estão em desvio de função, sendo fundamental a transição para o cargo de técnico de enfermagem. Reivindicamos que não haja limite de vagas durante a transição.

Transição imediata dos Professores de Educação Infantil sem limite de vagas

A transição dos professores de educação infantil da parte especial deve ocorrer imediatamente, visto que esses profissionais recebem 46% a menos que outros professores que realizam a mesma função.

Reivindicamos que não haja número mínimo de vagas e garanta-se o direito de todos crescerem, conforme o compromisso firmado pelo Secretário de Governo em reunião.

Reajuste salarial para os ASE e demais categorias

Reivindicamos o aumento do piso salarial da carreira de Auxiliar de Serviço Escolares, que hoje possui um dos menores salários dentre os servidores municipais. E, também, a revisão salarial para as demais categorias. 

Um plano de carreira digno valoriza os servidores públicos e impacta diretamente a vida de cada curitibano que utiliza os serviços públicos. 

 

O SISMUC segue em debate com os parlamentares e acredita ser possível construir um plano de carreira justo a todos e todas.

 

Nota de pesar – Lawrence Carvalho Ferreira da Silva

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido servidor público Lawrence Carvalho Ferreira da Silva, aos 44 anos. Lawrence atuava como auxiliar de serviço bucal (ASB) no Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd, no Portão. O velório será

Leia mais »