Na manhã desta quarta-feira (2/8), o SISMUC participou da Tribuna Livre, na Câmara Municipal, para pautar as mudanças necessárias nos projetos de leis dos novos planos de carreiras do funcionalismo público de Curitiba. O espaço é resultado do diálogo constante realizado pelo Sindicato em torno da carreira dos servidores e servidoras do município.
Desde que foram apresentados pela Prefeitura Municipal, em novembro de 2022, os planos de carreiras já sofreram diversas mudanças e avanços conquistados com muita luta e negociação pelo Sindicato. No entanto, ainda há pontos a serem avançados e garantidos. Entre eles:
- Ampliação do número de vagas e os percentuais de ganhos para os crescimentos tanto vertical, quanto horizontal, garantindo a participação de todos os servidores públicos;
- Garantia de ressarcimento aos servidores públicos tempo em que as carreiras ficaram congeladas;
- Retirada da Licença para Tratamento de Saúde (LTS) dos critérios para o crescimento;
Durante a Tribuna Livre, Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC, reforçou a necessidade de fazer as correções necessárias nos planos e explicou que os servidores que estão na parte especial da carreira estão sendo ainda mais prejudicados, tendo em vista que o número de vagas para os processos de transição são muito aquém do necessário e não atende todo o quadro de servidores dos dois segmentos.
“Os nossos pontos são muito parecidos [com os dos outros Sindicatos]. Mas, nós temos uma situação diferenciada, que é a transição dos servidores que estão na parte especial da carreira. O aumento do número de vagas para o crescimento é primordial e pedimos que o crescimento ocorra ainda neste ano, porque a Prefeitura tem gerado um passivo financeiro em ações judiciais de uma maneira exorbitante e aí, sim, ferindo e aplicando diretamente isso no cofre público da Prefeitura”. Ela complementa pedindo que a transição seja garantida nos novos planos. “Pedimos a transição dos professores de educação infantil e dos auxiliares de enfermagem para técnicos em enfermagem, é urgente a esse município.”
Na Tribuna Livre, organizada pela vereadora Professora Josete, do PT, também participaram o SISMMAC e o SIGMUC.