O 15.º Congresso Estadual da CUT Paraná (CECUT-PR), realizado durante os dias 28 a 30 de julho de 2023, na Associação Banestado, litoral paranaense, garantiu a participação de aproximadamente 250 delegados e delegadas de diversas entidades sindicais paranaenses, entre eles, da direção do SISMUC.
O CECUT-PR, que teve como lema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas! Contra todas as formas de violência!”, teve como objetivo ampliar o debate e as estratégias de lutas da classe trabalhadora para os próximos anos, tendo em vista a nova conjuntura política nacional.
“No nosso 13º Congresso do SISMUC, realizado em abril, garantimos a retomada e articulação do SISMUC na Central Única dos Trabalhadores. Agora, como parte dessa integração, nossa direção garantiu presença no CECUT. Isso é primordial para assegurarmos ainda mais força nas nossas lutas quanto entidade e servidores e servidoras do serviço público. Além disso, temos a tarefa de contribuir na construção e fortalecimento da CUT. Pois, ela é a entidade que representa toda a classe trabalhadora. Seguimos juntos, fortalecendo as lutas em prol dos trabalhadores e trabalhadoras de Curitiba, do Paraná e de todo o Brasil”, destacou Juliana Mildemberg, coordenadora do SISMUC.
Nova direção da CUT Paraná
Após três dias de uma programação recheada de análises conjunturais e debates, os delegados e delegadas elegeram a nova direção da Central no Paraná para os próximos quatro anos. A chapa “Democracia e Resistência: A CUT com a nossa cara”, foi eleita e garantiu a continuidade de Márcio Kieller na presidência da entidade.
Essa nova gestão também terá participação de sete servidores municipais, deste total, três são do SISMUC e serão representados por Camile Cristina Santos Cruz, que passa a coordenar a Secretaria de Juventude, Alessandra Claudia de Oliveira, a Secretaria de Mobilização e Movimentos Sociais, e Paulo Gomes, comporá a diretoria estadual.
Para Camile, a participação do SISMUC no CECUT traz visibilidade, vez e voz do Sindicato na CUT e agora, integrando a nova direção da Central, ela espera contribuir na representatividade dos povos e fortalecimentos das pautas do serviço público municipal. “Me sinto extremamente feliz de ser essa nova juventude, preta, periférica, professora e agora dirigente sindical, não somente do SISMUC, mas, agora, da CUT Paraná. Espero fazer um trabalho com representatividade das mulheres, jovens, pretos e pretas.”
Também foram aprovadas pelos delegados e delegadas moções relacionadas a imediata implementação do piso nacional da enfermagem, da segurança pública, contra a privatização da Copel e a revogação da aprovação do novo ensino médio.