Com novos planos de carreiras, Agentes administrativos terão aumento salarial de 22,8%

Na última semana ocorreram os Coletivos do SISMUC. E, diversos servidores e servidoras, que atuam como agentes administrativos no serviço público de Curitiba, procuram o SISMUC para saber de algumas pautas que envolvem a luta da categoria, entre elas, a conquista do aumento salarial.

 

Com a defasagem salarial histórica, a partir de muita luta e negociação, o SISMUC garantiu que os novos projetos de leis dos planos de carreiras, que foram enviados pela Prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal, garantam o aumento salarial de 22,8% para todos os servidores do quadro de Agentes Administrativos. Com o reajuste, o salário base dos profissionais passará de R$2.134,46 para R$2.621. 

 

“Esta luta é histórica e com muita negociação, a gestão Sindicato pra Valer garantiu que os novos planos tragam o aumento salarial para sete categorias do serviço público, inclusive os agentes administrativos. Este reajuste será implantado a partir do momento que as leis dos novos planos forem aprovadas e sancionadas e, independente de quando seja isso, lutaremos para o valor ser retroativo a 1º de julho, data na qual o projeto de lei n° 005.00110.2023 coloca como data do reajuste, afirma Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC.

 

Mesmo com os novos planos citando os aumentos, a coordenadora geral faz um chamado para a categoria. “Desde que os novos planos passaram a ser discutidos nós já avançamos muito. Mas, garantir planos qualificados e o aumento salarial, só será possível se a categoria se mobilizar e se movimentar. Então, servidores, se sintam convocados e participem desta luta, somente assim vamos garantir o crescimento na carreira e os reajustes salariais.”

 

Outras categorias – Para além dos administrativos, os servidores que atuam como fiscais, técnicos de obras e projetos, técnico de segurança no trabalho, analista de desenvolvimento organizacional, orientador em esporte e lazer e zootecnista. Consulte aqui a tabela com os novos valores.

 

ASE – Com este avanço do aumento salarial previsto nos novos planos, o SISMUC também pauta o reajuste para os Auxiliares de Serviços Escolares (ASE). Atualmente estes trabalhadores têm um dos salários mais baixos de todo quadro do funcionalismo público de Curitiba.