Em defesa dos servidores, SISMUC se une a Internacional de Serviços Públicos (ISP)

Lutar por condições dignas de trabalho, valorização salarial e profissional dos servidores públicos faz parte das premissas de qualquer entidade sindical, inclusive do SISMUC. Melhor ainda se esta luta for apoiada e fortalecida por outras entidades de classe, como, no nosso caso, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Internacional de Serviços Públicos (ISP).

 

A ISP, fundada em 1907, está em 156 países e conta com mais de 650 sindicatos e entidades filiadas. Ela tem por objetivo defender os interesses do funcionalismo público, coordenando as lutas dos/das profissionais pela defesa de seus direitos, da justiça social e econômica e da qualidade e acessibilidade dos serviços públicos. Sabendo desta dimensão e importância, em 2016, durante o Congresso do SISMUC, os delegados e delegadas deliberaram pela filiação a Internacional, mas, infelizmente, isso acabou não se efetivando. “Nesta retomada a CUT nós, enquanto gestão Sindicato pra Valer, retomaremos as demandas dos Congressos anteriores que haviam sido demandadas pelos servidores, porém não efetivadas.

 

“O Congresso do SISMUC em 2016 garantiu a filiação à ISP, mas, infelizmente, não se consolidou. Agora, com a realização novamente do nosso Congresso, em abril, os servidores e servidoras entenderam a importância de garantir esta filiação. Com isso, o Sindicato volta a CUT, onde retomaremos as demandas apresentadas nos Congressos anteriores do Sindicato, e também a Internacional de Serviços Públicos”, explicou Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC. 

 

De acordo com Juliana, a filiação no ISP demora cerca de um ano para se efetivar por completo, mas o SISMUC já está participando diretamente das ações da Internacional. “Começamos muito bem, pois já estamos participando dos debates e dos espaços promovidos pela ISP, inclusive estivemos no Comitê Consultivo Sub-regional Brasil 2023, o SUBRAC, realizado em São Paulo, no mês de maio como convidados. Neste espaço, nos somamos aos Comitês de debate, como o do meio ambiente, mulheres, juventude, LGBTQIA+ e no de combate ao racismo e à xenofobia. Aqui no Brasil, com a efetivação da filiação do SISMUC, serão 38 entidades filiadas a ISP”.

 

SUBRAC

Com o primeiro encontro presencial após o período da pandemia da Covid-19, o SUBRAC ocorreu durante os dias 16 a 18 de maio, com o lema “Organizando estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil”.

 

Com a participação do SISMUC, o SUBRAC visa debater as estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil, bem como o enfrentamento a violência — assédio moral e sexual — no trabalho, cobrando inclusive a ratificação da Convenção 190 da OIT. 

 

“O SUBRAC é um espaço fundamental para alinhar as lutas e estratégias para fortalecer as políticas públicas e as lutas dos servidores públicos de todo mundo. Entendemos que não somos uma ilha, não podemos estar isolados do restante daqueles que fortalecem a luta em prol do funcionalismo público em todo mundo, no Brasil e aqui em Curitiba. Por isso, compormos a Internacional de Serviços Públicos (ISP) nos fortalece quanto entidade e trabalhadores”, destacou Juliana.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »