Em defesa dos servidores, SISMUC se une a Internacional de Serviços Públicos (ISP)

Lutar por condições dignas de trabalho, valorização salarial e profissional dos servidores públicos faz parte das premissas de qualquer entidade sindical, inclusive do SISMUC. Melhor ainda se esta luta for apoiada e fortalecida por outras entidades de classe, como, no nosso caso, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Internacional de Serviços Públicos (ISP).

 

A ISP, fundada em 1907, está em 156 países e conta com mais de 650 sindicatos e entidades filiadas. Ela tem por objetivo defender os interesses do funcionalismo público, coordenando as lutas dos/das profissionais pela defesa de seus direitos, da justiça social e econômica e da qualidade e acessibilidade dos serviços públicos. Sabendo desta dimensão e importância, em 2016, durante o Congresso do SISMUC, os delegados e delegadas deliberaram pela filiação a Internacional, mas, infelizmente, isso acabou não se efetivando. “Nesta retomada a CUT nós, enquanto gestão Sindicato pra Valer, retomaremos as demandas dos Congressos anteriores que haviam sido demandadas pelos servidores, porém não efetivadas.

 

“O Congresso do SISMUC em 2016 garantiu a filiação à ISP, mas, infelizmente, não se consolidou. Agora, com a realização novamente do nosso Congresso, em abril, os servidores e servidoras entenderam a importância de garantir esta filiação. Com isso, o Sindicato volta a CUT, onde retomaremos as demandas apresentadas nos Congressos anteriores do Sindicato, e também a Internacional de Serviços Públicos”, explicou Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC. 

 

De acordo com Juliana, a filiação no ISP demora cerca de um ano para se efetivar por completo, mas o SISMUC já está participando diretamente das ações da Internacional. “Começamos muito bem, pois já estamos participando dos debates e dos espaços promovidos pela ISP, inclusive estivemos no Comitê Consultivo Sub-regional Brasil 2023, o SUBRAC, realizado em São Paulo, no mês de maio como convidados. Neste espaço, nos somamos aos Comitês de debate, como o do meio ambiente, mulheres, juventude, LGBTQIA+ e no de combate ao racismo e à xenofobia. Aqui no Brasil, com a efetivação da filiação do SISMUC, serão 38 entidades filiadas a ISP”.

 

SUBRAC

Com o primeiro encontro presencial após o período da pandemia da Covid-19, o SUBRAC ocorreu durante os dias 16 a 18 de maio, com o lema “Organizando estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil”.

 

Com a participação do SISMUC, o SUBRAC visa debater as estratégias sindicais para conquistar serviços públicos de qualidade em um novo Brasil, bem como o enfrentamento a violência — assédio moral e sexual — no trabalho, cobrando inclusive a ratificação da Convenção 190 da OIT. 

 

“O SUBRAC é um espaço fundamental para alinhar as lutas e estratégias para fortalecer as políticas públicas e as lutas dos servidores públicos de todo mundo. Entendemos que não somos uma ilha, não podemos estar isolados do restante daqueles que fortalecem a luta em prol do funcionalismo público em todo mundo, no Brasil e aqui em Curitiba. Por isso, compormos a Internacional de Serviços Públicos (ISP) nos fortalece quanto entidade e trabalhadores”, destacou Juliana.