Contraproposta aprovada pelos servidores públicos organizados no SISMUC garante avanços no plano de carreira

Em reunião realizada hoje (25), a administração municipal garantiu o fim do pedágio, o aumento do valor financeiro e o crescimento por formação

A luta e mobilização dos servidores públicos organizados pelo SISMUC mais uma vez garantiu grandes avanços na luta pela valorização profissional e salarial. Isso ficou evidenciado hoje (25/05), durante a mesa de negociação do Sindicato com administração municipal que tratou da contraproposta de plano de carreira (Projeto de Lei (005.00192.2022), aprovado pelos trabalhadores em Assembleia Extraordinária, realizada no dia 25 de abril.

Veja abaixo os avanços:

  • Ficam mantidas as tabelas salariais vigentes (1, 2 e 3), com a criação do nível 4, garantindo 2,8% para o crescimento horizontal e 15% para o vertical, com base na lei 11.000 e equivalentes. 
  • Fim do pedágio com a conquista na redução do intervalo de crescimento de 8 para 2 anos. 
  • Para o crescimento serão considerados cursos acadêmicos e de formação continuada.
  • A avaliação de desempenho não foi desvinculada do crescimento. Entretanto, ela só passará a contar no plano de carreira a partir de 1 de janeiro de 2027, durante a progressão entre 2024 a 2026 não haverá interferências avaliativas. E, conforme acordado anteriormente em mesa de negociação, os editais com normas e critérios das avaliações serão construídos junto com o Sindicato.

Assim como tivemos grandes avanços nos pontos acima, seguimos negociando que o novo plano garanta a transição da carreira dos auxiliares de enfermagem para técnicos de enfermagem. 

Conforme aprovado na Assembleia, o SISMUC cobrou também que a transição dos professores de educação infantil ocorra de forma paralela a implantação dos planos de carreira, ainda em 2023, respeitando a isonomia entre os trabalhadores. “É urgente a transição de carreira destes profissionais, não podemos mais esperar, a administração precisa valorizar estes professores que estão em sala de aula cumprindo com muita maestria o seu trabalho de cuidar e ensinar nossas crianças”. Entretanto, a administração municipal afirmou que ela “vai acontecer e será realizada conforme a disponibilidade orçamentária”. 

Envio da proposta para a Câmara Municipal

Com a mesa de negociação de hoje, a nova proposta de plano de carreira deverá ser enviada até amanhã para a Câmara Municipal. Com isso, o projeto inicial, apresentado em novembro de 2022, será retirado de pauta.

Assembleia Extraordinária 

A proposta discutida hoje em reunião, será apresentada e colocada para aprovação da categoria durante a Assembleia Extraordinária a ser realizada na próxima quinta-feira (01/06), às 19 horas. 

Servidores, a presença de vocês nesta Assembleia é fundamental para avançarmos ainda mais na construção de um plano que valorize nossa carreira. Só com luta e participação é que conquistamos. Vamos juntos!