Conquista: Diretoras do SISMUC tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Assumiram as vagas Edicleia Aparecida Farias e Niuceia de Fátima Oliveira

Representatividade e emoção, é assim que podemos descrever a posse das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), para a gestão 2023/2025, que ocorreu na manhã desta terça-feira (07/03), na Prefeitura de Curitiba. A sede da administração pública, que por muitas vezes já foi palco de diferentes lutas da população curitibana, hoje foi ocupada por trabalhadoras de diferentes áreas e movimentos sociais, inclusive pelo SISMUC.

Com 40 representações, sendo 24 sociedade civil e 16 poder público, o SISMUC terá duas diretoras no CMDM, Edicleia Aparecida Farias (titular) e Niuceia de Fátima Oliveira (suplente). Juntas com outras trabalhadoras que compõem o Conselho, elas terão a responsabilidade de ajudar a propor diretrizes de ação governamental para a promoção dos direitos das mulheres, bem como atuar no controle social das políticas públicas relacionadas à igualdade de gênero.

Desde sua criação oficial em 2013, esta é a segunda vez que o SISMUC compõem o CMDM e, para Edicleia, na atual conjuntura é ainda mais importante, já que todos os espaços do Sindicato são majoritariamente formados por mulheres. “Mais uma vez marcamos território neste momento histórico que não se iniciou agora, faz parte da concepção do nosso Sindicato, das nossas raízes, a luta em defesa das mulheres. Hoje, nossa base é  composta por cerca de 90% de trabalhadoras, nossa direção e funcionárias são maioria mulheres. Então, estamos reafirmando nosso compromisso de seguir na defesa das curitibanas, principalmente das servidoras que fazem as políticas públicas serem efetivadas”.

Em clima de celebração, Niuceia destacou a diversidade da composição do Conselho e a importância de ter representação das servidoras no espaço. “É uma honra enquanto SISMUC estar ocupando efetivamente o CMDM. Nós estamos aqui com toda essa diversidade de mulheres e movimentos sociais para defender aquelas que mais precisam. E, nós quanto servidoras estamos aqui pelas outras servidoras e pela garantia de políticas públicas de qualidade”, celebra.

Durante a mesa de posse,  Léo Ribas, coordenadora da Liga Brasileira de Lésbicas, reafirmou a luta e protagonismo das mulheres dentro do CMDM. “Nosso trabalho foi todo afetuoso, construtivo até aqui. Conseguimos fazer mudanças estruturais, de políticas públicas, afirmativas e também mudanças internas. Vemos o nosso protagonismo quanto mulheres. Precisamos avançar muito mais ainda em Curitiba e é essa união que poderá garantir isso, seguiremos juntas para nunca mais retroceder”.

.Representantes da Sociedade Civíl

Além do SISMUC, passam a compor o Conselho como sociedade civil outras 24 entidades, entre elas:  APP-Sindicato, Marcha Mundial das Mulheres de Curitiba, 

Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS/ UFPR, Rede Feminista de Saúde e a Rede Mulheres Negra.

Nova Mesa Diretiva –  gestão 2023/2025

Renata Carneiro, da Assessoria de Direitos Humanos e Politicas para Mulheres, foi eleita presidente; Angela Elozabeth Sarneski, Rede de Mulheres Negras, vice- presidente; e Roberta Cibin do Nascimento, Rock Camp Curitiba, secretaria geral.

 

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) entenda a importância do órgão

Mobilização do 8M – Dia Internacional das Mulheres

O 8 de março é um marco na luta permanente das mulheres por condições dignas de vida, trabalho e pela resistência diária contra todas as formas de violência e opressão.

Neste Dia Internacional de Luta das Mulheres, nosso convite é pra você, servidora pública, vem com a gente, vamos nos unir no ato unitário que será realizado amanhã, quarta-feira (8/3), com concentração na Praça Santos Andrade, a partir das 17h.

Vamos juntas, unidas, ocupar as praças e ruas neste 8M!