Pauta específica da FAS: SISMUC avança em negociação com SMAP e Fundação de Ação Social

Quem cuida de quem cuida daqueles que mais precisam de atenção? A Ação Social de Curitiba ocupa função extremamente essencial para a sociedade, afinal, são esses trabalhadores e trabalhadoras que assumem o papel de proteger famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social.

Na sexta-feira (23/08), estivemos em mesa de negociação com a Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) e com a Superintendência da Fundação de Ação Social (FAS) para debater as pautas específicas da categoria. Veja os pontos discutidos:

Concursos públicos – Sabemos da atual falta de servidores e servidoras no quadro de pessoal, por isso, o SISMUC solicitará via ofício, o quadro quantitativo de servidores por cargo e local de trabalho da FAS. Quanto ao concurso público, a SMAP afirmou que nova prova já está sendo viabilizada para 2023.

Outro ponto debatido foi em relação a redução da carga horária para 30 horas semanais, pois entendemos que é uma forma de preservar a saúde do trabalhador. A Administração, firmemente se colocou contra a redução, contudo, o SISMUC reiterou que esta demanda não será descartada e continuaremos lutando por ela.

Remanejamento – Desde o começo do ano, o SISMUC reforça com a Prefeitura sobre a necessidade de rever os formatos e de elaboração de critérios bem definidos para realizar os processos de remanejamento. Atualmente, a maneira adotada para realizar a mudança dos postos de trabalho dos profissionais tem ocorrido de forma punitiva e até mesmo pessoal. Ou seja, não há critérios definidos e padronizados, ficando sempre pela decisão das direções de cada unidade.

Em reunião realizada com a FAS e SMAP em abril, combinamos que o Sindicato faria a entrega de uma proposta de portaria de remanejamento, com critérios definidos. Realizamos a entrega da proposta, construída coletivamente pelos servidores e servidoras da FAS.

A gestão se comprometeu a analisar e agendar nova reunião para deliberação do assunto.

Manutenção dos equipamentos – Em nosso último episódio do podcast Linha Segura, recebemos a denúncia de um servidor da FAS, que desabafa sobre a péssima condição de atendimento na Casa de Passagem Solidariedade, localizada na Praça Plínio Tourinho em Curitiba.

Escute o episódio no Spotify, clique aqui.

Em mesa, nós retomamos o assunto, lembrando que esta situação da unidade Solidariedade já é histórica e segue com muitos problemas. “O problema lá não é só a infestação de ratos. Lá tem paredes rachadas, é um local insalubre tanto para o trabalhador como para o usuário. E, a gente sabe que durante o dia ela tá fechada, mas na madrugada ela tá funcionando. Queremos entender este parâmetro, quem avalia se esse local é um risco ou não para as pessoas que estão lá”, enfatiza Alessandra Oliveira, dirigente do SISMUC.

O Sindicato vem realizando visitas constantes à Casa de Passagem Solidariedade e verifica que o Centro não tem condições para ser utilizado, mesmo para atendimento emergencial durante a Operação Inverno como justifica a FAS. Como solicitado pela Administração, nós iremos oficializar a denúncia à Superintendência Executiva da FAS.

Vacinação – Nós requisitamos também que os servidores da Ação Social sejam incluídos no calendário oficial de vacinação, aos moldes da Secretaria Municipal de Educação — considerando as atividades de risco desempenhadas pela categoria. A SMAP se comprometeu a avaliar o pedido.

Cursos de Direitos Humanos às equipes da GM – Como as pessoas atendidas pelo Sistema único de Assistência Social (SUAS) é um público de extrema vulnerabilidade social, como pessoas trans, é fundamental que as equipes da Guarda Municipal (que realizam rotas de vigilância nos equipamentos do SUAS) recebam treinamento adequado. A SMAP afirma que as equipes já recebem a formação anual dentro do Estágio de Qualificação Pessoal (EQP).

Acesse aqui a ata da reunião.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »