FETSUAS se fortalece e delibera por ações coletivas em prol da categoria e do serviço público

O Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Paraná (FETSUAS/PR), esteve reunido no Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR), no último sábado (20/08), para debater e construir coletivamente ações no âmbito municipal, estadual e federal em prol da categoria e do fortalecimento do serviço público.

O grupo composto por diversas entidades, entre elas, o SISMUC e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), iniciou o encontro com uma análise de conjuntura realizada pelo professor do departamento de Ciências políticas da UFPR, Emerson Urizzi Cervi, que trouxe reflexões importantes sobre o desmonte do SUAS e das políticas públicas no último período. E, a importância da organização coletiva para evitar a continuidade desse projeto que visa a desvalorização, desconstrução e até mesmo a extinção destes serviços públicos importantes para a classe trabalhadora.

Veja abaixo algumas das deliberações tomadas durante a plenária do FETSUAS:

– Mobilizar e fortalecer os Fóruns Regionais e Municipais dos Trabalhadores do SUAS.
– Fortalecimento de todos trabalhadores do SUAS independente do cargo ou nível de instrução e o compromisso com a educação permanente no Sistema.
– Estar presente nas pautas do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) especialmente nas dos trabalhadores que hoje estão invisibilizados.
– Implantação da Mesa Estadual de negociação permanente do SUAS.
– Implantação do GT SUAS e sistema de justiça no âmbito do CEAS.
– Ampliação das equipes de referência da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).
– Revogação da EC 95.
– Revogação da reforma trabalhista e de seus impactos na Assistência social.
– Garantia das 30 horas para todes que trabalham no SUAS.
– Alteração da Emenda Constitucional 173, para que os trabalhadores do SUAS tenham o tempo de serviço descongelados durante a pandemia para fins de quinquênio, anuênio e licença-prêmio a exemplo do que já ocorreu com a Saúde e Segurança.
– Lutar contra a reforma administrativa PEC 32.

Durante a plenária, os participantes também assistiram uma apresentação de teatro “Negro Não Nego”, pelo coletivo do mesmo nome, que abordou o racismo institucional e social no Brasil.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »
Verified by ExactMetrics
Verified by ExactMetrics