Orientadores de esporte e lazer debatem pautas de lutas com a administração municipal

A gestão Sindicato pra Valer tem buscado constantemente garantir que os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no serviço público tenham seus direitos respeitados, bem como, condições dignas de trabalho, por isso, nos últimos dias tem realizado diversas mesas de negociação com a administração municipal. E, ontem (18/08), foi dia de tratar da pauta especifica dos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).

Na reunião que aconteceu com a SMELJ e a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP) diversos temas foram abordados, veja abaixo alguns deles: (Clique aqui e veja a ata completa da mesa de negociação)

Comissão de negociação e mesa permanente
Construída pelos servidores que atuam na SMELJ, a pauta apresentada pela direção do SISMUC destacou a importância de criar uma comissão paritária permanente, com representação dos servidores e gestores do município – com garantia da participação e do voto -, para elaboração do procedimento operacional da Secretaria.

“Essa comissão é importante para viabilizar a construção de procedimentos adequados, como os remanejamentos internos. Isso garante a democracia e a qualificação do trabalho dos profissionais e dos serviços ofertados a população. Também precisamos construir um sistema de remanejamento personalizado, que permita aos servidores da SMELJ mudar de equipamentos e/ou funções, pois muitas vezes, quando feita a solicitação de mudança, ela não se efetiva, já que não há servidores para fazer a substituição”, reforçou o SISMUC.

De acordo com a SMELJ, “há interesse em sempre manter o diálogo com os servidores e buscar a melhoria das condições de trabalho, por tanto, discutirá a efetivação da comissão. Quanto aos remanejamentos, há algumas conversas sendo feitas sobre isso. Mas, com a consolidação da comissão, isso será debatido”.

Planejamento das atividades
Os orientadores de esporte e lazer também pautaram a necessidade de efetivação de um horário semanal para o planejamento das atividades esportivas e de lazer, já que no dia a dia isso não se consolida, situação que coloca em xeque a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais.

“Tivemos um avanço neste ponto, a SMELJ se comprometeu em efetivar um horário para o planejamento semanal e não só a para atividade corretas e projetos”, afirma Rodrigo Fernando, da direção do SISMUC.

Concurso público para orientadores e administrativos
Atualmente há na SMELJ 99 orientadores de esporte e lazer, um quadro de pessoal muito aquém da demanda existente. Além disso, também há um déficit de agentes administrativos. Neste sentido, o SISMUC ressaltou a necessidade urgente da realização de concurso público para viabilizar a qualidade e a continuidade das atividades desenvolvidas nos equipamentos da SMELJ.

“As solicitações de concurso deste ano serão compiladas e submetidas ao Conselho de Gestão e Responsabilidade Fiscal, assim que aprovadas, a contratação de orientador de esporte e lazer fará parte do novo certame”, explica a SMAP. E, completa, “o número de agentes administrativos é insuficiente, problema que ocorre em toda a administração municipal, e, hoje, nosso banco de reservas do último concurso já foi esgotado”.

Descritivo de função
“Atualmente o descritivo de função dos orientadores de esporte e lazer é muito amplo. É preciso considerar as atividades realmente realizadas e o requisito de escolaridade para ingresso. Também gostaríamos de apresentar uma minuta de descrição da função para a SMELJ antes da realização do concurso”, afirmou o SISMUC.

A gestão municipal informou que quando concurso público é autorizado o descritivo é revisto. E, que ao receber a minuta encaminhará ao secretário Carlos Eduardo Pijak Junior para avaliação.

Limpeza dos espaços
A falta de limpeza nas unidades da SMELJ também foi problematizada pelo SISMUC, pois, em alguns equipamentos, utilizados todos os dias pela população, a empresa terceirizada faz a higienização apenas duas vezes por semana, quando deveria ser diariamente e até mais que uma vez ao dia.

“O contrato de serviços de limpeza é único, porém o dimensionamento das equipes é definido a partir da demanda de cada secretaria. Mas, após recebermos o ofício de vocês – SISMUC oficiará a secretaria deste problema – se comprometemos em reavaliar o dimensionamento do serviço e resolver a situação”, afirmou a SMELJ.