Mesa de negociação debate melhorias para IPMC e ICS

O SISMUC se reuniu com a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal (SMAP) e representantes do Instituto de Previdência de Curitiba (IPMC) e do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) para discussão dos pontos referentes às pautas gerais dos servidores.

Nos colocamos, mais uma vez, contrários à Reforma da Previdência — que impôs o oneroso confisco de 14% aos servidores aposentados, reforçando a necessidade de sua revogação. Questionamos a administração se houve auditoria no IPMC para verificar a origem e as causas do déficit que justificam a alíquota de 14%. Em resposta, a gestão afirma que a avaliação é feita anualmente, e que fatores como as taxas de juros e a elevação na expectativa de vida dos servidores influenciam no cálculo de cada ano.

“A Prefeitura não respondeu sobre a auditoria e diz que faz o cálculo atuarial. Por isso, o SISMUC já entrou com pedido de auditoria junto ao ministério da previdência e ministério publico”, afirma Irene Rodrigues, dirigente do SISMUC.

Desconto do ICS – SISMUC coloca que houve aumento na alíquota do ICS e uma queda na qualidade do serviço. Há algum tempo, as especialidades dentro da própria unidade do ICS eram muito maiores do que quando comparamos atualmente. “[o atendimento] está muito reduzido e, para os servidores de mais idade, que possuem maiores necessidades, o ICS tá pesado. Ainda mais porque têm 14% retirados dos seus salários”, comenta Irene Rodrigues em reunião.

Além disso, há a falta de médicos em muitas especialidades, como a geriatria, imunologia e odontologia. Ao indagarmos sobre a retirada dessas e outras especialidades, o ICS se comprometeu a avaliar a possibilidade junto à Diretoria de Saúde.

Para o SISMUC, o ICS é dos servidores e historicamente o Sindicato fez e faz a sua defesa, mas ele se torna inviável quando a unidade não dá conta de atender às demandas de atendimento e o servidor é obrigado a recorrer aos credenciados, que têm cobrança de coparticipação.

Diante do exposto, a Administração se comprometeu a realizar estudo de viabilidade para que exames solicitados pela Atenção Primária de Saúde dentro do ICS sejam sem custos para o servidor. O estudo será apresentado ao Sindicato dentro de 45 dias.

Ampliação na área de abrangência -Também questionamos a possibilidade de ampliar a área de abrangência para regiões para além de Curitiba, como a Região Metropolitana e os municípios do litoral. A administração sugeriu realizar um estudo de viabilização.

Confira a ata da reunião aqui.

No dia 13 de julho, retornaremos à SMAP para dar continuidade às negociações relacionadas à pauta geral.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »
Verified by ExactMetrics
Verified by ExactMetrics