A falta de profissionais nos CMEIs também impossibilita a abertura de novas turmas, desencadeando uma longa fila de espera por uma vaga.
Entenda a situação dos professores de educação infantil que atuam nos CMEIs de Curitiba.
Quem somos?
Estamos mobilizados pela garantia do direito ao acesso à educação de qualidade para todas as nossas crianças, e pelo respeito a nós, profissionais, que atuamos nestes espaços buscando diariamente desenvolver com qualidade o nosso trabalho.
Quais são as nossas reivindicações?
Contratação de professores via concurso público
O município não abre concursos públicos para cargos de professores da educação infantil desde o ano de 2016. Há falta de professores nos CMEIs, o que aumenta a falta de segurança para as crianças, já que não há profissionais suficientes para atendê-las.
Na tentativa de solucionar o problema, a Prefeitura realiza a contratação de professores temporários, comprometendo o vínculo afetivo, emocional e de confiança com as crianças.
Cumprimento da Lei 14.681/2015 – relacionada à inclusão e ao suporte na alfabetização das crianças com deficiência.
Atualmente, são mais de 1,2 mil crianças com deficiência nos CMEIs de Curitiba. O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) divulgou recentemente a contratação de apenas 880 tutores, número insuficiente para garantir o atendimento de qualidade a estas crianças.
Pagamento do piso salarial nacional
Em janeiro deste ano, após muita pressão dos sindicatos que representam os professores e professoras da educação básica, o Governo Federal aprovou o reajuste de 33,24% no piso salarial. A Prefeitura de Curitiba deve aos professores do município um aumento de 37,73% nos salários — reajuste maior do que o valor definido nacionalmente, visto que os professores do município recebem um piso salarial menor.
Cumprimento da hora atividade
O direito a hora atividade não está sendo garantido para que os professores de educação infantil planejem e organizem as atividades pedagógicas, o que interfere diretamente na qualidade da educação em sala.
Precisamos levar essas pautas para os pais, mães e para toda a comunidade. Curitiba precisa entender a real situação da nossa educação infantil. Afinal, é a educação de base que contribui para toda a formação destas crianças que um dia se tornarão o futuro do nosso país.