Mesmo tendo como premissas a escuta, o diálogo, afeto, cuidado e acolhimento, que norteiam continuamente todos os encaminhamentos pedagógicos e administrativos na educação infantil em Curitiba, a Prefeitura Municipal tem deixado muito a desejar na garantia deste direito básico. Isso porque, não garante um número suficiente de professores nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para atender com qualidade as crianças que já estão nestes espaços.
A falta de profissionais nos CMEIs também impossibilita a abertura de novas turmas, desencadeando uma longa fila de espera por uma vaga.
Entenda situação dos professores de educação infantil que atuam nos CMEIs de Curitiba.
Quem somos?
Estamos mobilizados pela garantia do direito ao acesso à educação de qualidade para todas as nossas crianças, e pelo respeito a nós, profissionais, que atuamos nestes espaços buscando diariamente desenvolver com qualidade o nosso trabalho.
Quais são as nossas reivindicações?
-
Contratação de professores via concurso públicoO município não abre concursos públicos para cargos de professores da educação infantil desde o ano de 2016. Há falta de professores nos CMEIs, o que aumenta a falta de segurança para as crianças, já que não há profissionais suficientes para atendê-las.Na tentativa de solucionar o problema, a Prefeitura realiza a contratação de professores temporários, comprometendo o vínculo afetivo, emocional e de confiança com as crianças.
-
Cumprimento da Lei 14.681/2015 –