Plano de carreiras dos professores de educação infantil será julgado hoje pelo TJ-PR

Na segunda-feira (16/05), às 13h30, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) votará a constitucionalidade das leis 14580 e 14544, que estabelecem o Plano de Carreiras para o Magistério e para os Professores de Educação Infantil.

Aprovadas em 2014, as três leis municipais constituem o Plano de Carreiras para os servidores públicos de Curitiba, –14544 para o Magistério,14522 para os Guardas Municipais e a14580 dos Profissionais da Educação Infantil-, foram congeladas em 2017 pelo prefeito Rafael Greca. Não se contentando, em 2020, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), o gestor municipal entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra os planos de carreiras dos servidores da educação infantil e do magistério.

A Adin, também abraçada pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), se embasou na justificativa de que não havia previsão orçamentária para viabilizar este benefício. Entretanto, quando foram aprovados pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os projetos já tinham previsões orçamentárias e os impactos financeiros.

O advogado Ludimar Rafanhim, aponta que o SISMUC e o SISMMAC não têm responsabilidade sobre o julgamento, já que as ações questionam as leis aprovadas pela Câmara Municipal.

“Nós participaremos apenas como amicus curiae (amigos da corte), ou seja, seremos assistentes da defesa e ajudaremos a defender o interesse dos servidores. Mas, caso a PMC e o MP-PR ganhem os processos, o máximo que os sindicatos podem fazer é embargos de declaração, nem outros recursos poderão ser feitos. Está na mão dos desembargadores esta decisão importante em relação aos servidores municipais de Curitiba”.

O julgamento pode ser acompanhado pelo canal TJPR no YouTube.

Nota de pesar – Lawrence Carvalho Ferreira da Silva

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido servidor público Lawrence Carvalho Ferreira da Silva, aos 44 anos. Lawrence atuava como auxiliar de serviço bucal (ASB) no Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd, no Portão. O velório será

Leia mais »