Remanejamentos e concurso público são discutidos durante reunião do SISMUC com FAS e SMAP

Na manhã desta quinta-feira (28/04), integrantes da direção do SISMUC participaram de uma reunião com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Administração e Gestão Pessoal (SMAP), para tratar dos remanejamentos e concurso público para a categoria.

Com a presença do superintendente executivo da FAS, Fernando Sztruk, da superintendente da SMAP, Luciana Varassin, entre outros técnicos das Secretarias, o Sindicato pautou a situação dos remanejamentos de servidores da FAS. Para o Sindicato, o formato adotado para realizar a mudança dos postos de trabalho dos profissionais, de um local para o outro, tem ocorrido de forma punitiva e até mesmo pessoal. Ou seja, atualmente não há critérios definidos e padronizados, ficando sempre pela decisão das direções de cada unidade.

“A FAS que tem todo o cuidado e acolhimento com as pessoas, tem deixado a desejar com os seus servidores, fazendo um remanejamentos inadequados, sem parâmetros. Por isso, queremos que esse formato seja revisto e que possamos construir em conjunto, SISMUC, FAS e SMAP, um processo transparente, aos moldes do que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que considera sempre os critérios de idade, disponibilidade de vaga na unidade de destino e a solicitação de remanejamento pelos profissionais.”

A superintendência da FAS e da SMAP, explicaram que não é possível fazer o remanejamento igual o da SME, pois a peculiaridade das atividades desenvolvidas pela Fundação são diferentes das de outras Secretarias. Contudo, ficou acordado que, a partir dos encaminhamentos de pontos críticos e sugestões do SISMUC, será iniciado um processo de revisão da Ordem de Serviço n.º 01/2016 que trata dos remanejamentos.

Outro ponto bastante pautado pelos servidores da FAS é a realização de concurso público. Para a categoria, há uma grande defasagem no efetivo de profissionais que atendem os diversos setores da Fundação.

Segundo a superintendência da SMAP, no segundo semestre deste ano será realizado um concurso público para Educadores Sociais e Técnicos de Enfermagem em Saúde Pública. Entretanto, para outros cargos a previsão é que seja realizada a contratação apenas em 2023. “Neste momento está em processo de tramitação a contratação de uma entidade que será responsável pela realização do concurso, até o segundo semestre pretendemos que seja realizado, e, esperamos fazer a contratação ainda neste ano.”

Na ocasião, o SISMUC questionou como se dará o fim do contrato dos Educadores Sociais contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS), já que há a preocupação das equipes da FAS ficarem ainda mais defasadas.

“Estamos fazendo a renovação dos contratos dos Educadores Sociais contratados via PSS, garantindo que eles fiquem até a contratação dos profissionais via concurso público.”

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »