Na noite de ontem (06/04), aconteceu mais um coletivo da saúde em nossa sede do SISMUC. Além dos informes habituais, deliberamos as pautas que se relacionam com a categoria.
Entre as pautas, aprofundamos a discussão sobre a precariedade do ambiente de trabalho sofrida pelos profissionais, a partir da falta de equipamento e pessoal. Como forma de resolução, deliberamos a realização de uma pesquisa de maneira anônima em todas as unidades de saúde, para mapear onde se encontram os gargalos da falta de profissionais.
Também foi abordada a questão da ergonomia nas UPAs e UBSs, um problema que ocorre frequentemente, mas que muitas vezes, não é considerado com a seriedade e urgência que o assunto exige. Todas as demandas relacionadas às unidades de saúde devem ser enviadas para o SISMUC. Nós as encaminharemos à Gestão Pessoal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ato pela votação do PL 2564/2020
Aproveitando a data de hoje, quando se celebra o Dia Mundial da Saúde, os profissionais da enfermagem farão ato unificado exigindo a urgência na votação da PL 2564 na Câmara dos Deputados.
Nós estaremos lá, lutando pela enfermagem, pois temos a convicção de que as mobilizações devem continuar até a decente valorização da enfermagem por parte dos deputados federais. Afinal, a categoria conta com mais de 2 milhões de profissionais distribuídos por todo o Brasil. Profissionais imprescindíveis para manter a saúde da população em funcionamento.
O ato acontece hoje (07/04), a partir das 17h, na Boca Maldita — Centro de Curitiba.