Em reunião, Coletivo dos Trabalhadores de Escolas discutem pauta da categoria

Na última quarta-feira (16/03), às 19h, trabalhadores de escolas estiveram reunidos no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), para discutir e buscar soluções para questões referentes ao trabalho dos mesmos em espaços escolares.

Um dos principais pontos da pauta foi a falta de inspetores nas escolas, situação que tem sobrecarregando os profissionais que trabalham nestes espaços e ficam responsáveis por mais de 150 crianças cada um.

Segundo os servidores, no último período houve um aumento de crianças com menos de 4 anos que iniciaram no Pré. E, com a falta de estrutura das escolas e principalmente a carência de profissionais, decorrente de demissões, exonerações, afastamentos, aposentadorias ou falecimentos, não está sendo possível garantir com qualidade o acompanhamento e a segurança das crianças.

Tendo em vista a importância dos trabalhadores de escolas para o desenvolvimento e organização do espaço escolar, os profissionais cobram que a Prefeitura de Curitiba (PMC) abra o diálogo com a categoria e realize de imediato a redução pela metade da quantidade de crianças que cada inspetor é responsável. Contudo, os servidores ressaltam que para resolver essas questões, é urgente a realização de concurso público para suprir a demanda de profissionais existentes nas escolas.

Na ocasião, os trabalhadores também dialogaram sobre a necessidade de continuar lutando para incluir a categoria no calendário escolar, garantindo que possam retornar para a escola na mesma data que os professores. Pois, segundo os trabalhadores, muitas vezes, estes profissionais acabam realizando desvio de função durante o período anterior ao início das aulas.

Durante o encontro, os profissionais também dialogaram sobre a necessidade de criar salas multifuncionais nas escolas, destinados à educação inclusiva.

A próxima reunião do Coletivo de Trabalhadores de Escolas será realizada no dia 27 de abril, às 19 horas.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »