Prefeitura desrespeita portaria que estabelece dimensionamento para as turmas dos CMEIs

Os professores e profissionais que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) enfrentam novamente o desrespeito ao dimensionamento que estabelece o número de profissionais presentes em sala, em relação à quantidade de crianças.

A composição das turmas deve obedecer os critérios estabelecidos na Portaria nº 33-2020, da Secretaria Municipal de Educação. A normativa determina o dimensionamento de profissionais de acordo com o número de crianças por turma, a partir do período do ensino infantil.

A quantidade de denúncias vem aumentando a cada dia e, seguimos sem um posicionamento da Prefeitura de Curitiba. Uma professora do CMEI na Regional do Bairro Novo relata que, atualmente, é responsável por uma sala com 27 crianças, sendo uma delas com necessidades especiais, em uma turma de pré-escola.

A Portaria prevê que, em turmas de pré-I e pré-II, o dimensionamento deve seguir a regra de01 profissional para até 16 crianças. Ou seja, há uma desproporção nos números e, consequentemente, isso prejudica a gestão do espaço, a segurança tanto dos professores quanto das crianças, além de causar um impacto negativo no dia a dia de aprendizado.

Cabe aos Núcleos Regionais de Educação e ao Gabinete da Secretaria Municipal da Educação tomar as devidas providências para reajustar o dimensionamento das turmas dos CMEIs de Curitiba, para que as crianças aprendam de forma adequada e garantindo a excelência no atendimento dos profissionais da educação infantil do município.

Imprensa SISMUC – Ana Carolina Pacífico

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »