Ato unificado do Dia Internacional das Mulheres mobiliza trabalhadoras em Curitiba

“Pela vida das Mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!”, esse é o lema que está mobilizando dezenas de trabalhadoras para participar do ato político e cultural do Dia Internacional das Mulheres, que acontecerá na tarde do dia 8 de março, no Centro da capital paranaense.

A atividade que vem sendo construída coletivamente pela Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, e tem a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), dará voz a todas as formas de organização das mulheres. Por isso, os atos políticos, culturais e a tradicional marcha, saindo da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no centro de Curitiba, expressará a luta e a resistência das trabalhadoras para garantir igualdade de direitos, condições dignas de trabalho, educação, saúde e lazer.

A Coordenadora de Mulheres do SISMUC, Lucimara Aparecida Muratori, ressalta que “o Sindicato sempre disse não a todo tipo de violência contra as mulheres, informando, denunciando todo e qualquer forma de opressão sofrida pelas servidoras de Curitiba. E, a data do 8M é importantíssima, não só para lembrar o dia das trabalhadoras, mas para que todas juntas denunciem a exploração e a resistência contra o sistema capitalista, machista e misógino sobre as mulheres negras, indígenas, ciganas, quilombolas, LGBTQIA+, jovens, idosas e com deficiência.”

Confira a programação do 8 de março em Curitiba:

16h30 | Praça Santos Andrade – Concentração e esquenta para a marcha, com a apresentação cultural dos coletivos, movimentos e blocos | Apresentação das mulheres indígenas e mulheres de terreiro: “Somos a Raiz e a Cura dessa Terra”
18h30 | Saída da marcha da Santos Andrade até a Boca Maldita.
19h | Esquina das Marechais – “O Desmonte do Serviço Público”
20h | Rua XV – “Mulheres Negras”
21h | Boca Maldita – Ato político cultural por moradia, violência policial e a situação da periferia da cidade | Encerramento: Cantoria Feminista

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »