CNo setembro amarelo, mês que
reascende as discussões acerca da saúde mental e da prevenção do suicídio, a
Prefeitura e a gestão do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) suspendem
arbitrariamente todos os atendimentos psicológicos e mudam as regras para esses
serviços.
Sem aviso prévio e com uma
divulgação quase nula, os usuários do ICS estão sendo surpreendidos nas últimas
semanas ao comparecerem às suas sessões habituais de terapia e serem informados
de que elas foram canceladas.
As direções do SISMUC e do SISMMAC protocolaram um ofício na manhã desta quinta-feira (2) cobrando explicações do
ICS e exigindo a continuidade das terapias.
Entenda o que aconteceu
De acordo com o ICS, desde o dia
9 de agosto há um novo protocolo para atendimento psicológico na rede credenciada
do Instituto. As consultas diretas não serão mais agendadas pelo paciente e as
sessões deverão ser solicitadas por um profissional médico e inclusas no
sistema, como as demais terapias (fonoaudiologia, fisioterapia e terapia
ocupacional).
Isso significa que será preciso
agendar uma consulta com um clínico geral, por exemplo, para conseguir uma guia
para o atendimento psicológico. Além disso, as quantidades de sessões serão
liberadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados
à Saúde (CID), conforme normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo este novo protocolo, os
pacientes que já estão em terapia, e que tiveram sessões desmarcadas, também
deverão passar por avaliação médica para aquisição de guia.
Impactos no tratamento
Não adianta fazer campanha sobre
o setembro amarelo se ao mesmo tempo suspende o tratamento psicológico de
milhares de pacientes. Muitos usuários desses serviços do ICS estão
desamparados com o cancelamento, com dificuldade para agendar consultas e dar
continuidade ao tratamento com os profissionais que já os acompanham.
A denúncia anônima encaminhada aos sindicatos demonstra
como os servidores e servidoras estão desamparados para tratamento de saúde
mental: “Cancelaram
todas as minhas sessões de terapia mesmo com encaminhamento do médico com meus
CIDs, que envolvem depressão e bipolaridade. Simplesmente disseram que “NÃO
POSSUO SALDO” para mais nenhuma sessão. O que os gestores do ICS têm na
cabeça?”
O que fazer?
Os sindicatos orientam que os servidores façam uma reclamação formal através do e-mail da Ouvidoria do ICS, acessando o Portal do Beneficiário em https://ics.curitiba.org.br/Beneficiario/ ou pelos telefones 3330-6131 e 3330-6049, de segunda a sexta das 8h às 17h. Além disso, é importante notificar o ocorrido para a ANS, pelo 0800 701 9656 ou www.gov.br/ans, e junto à Frente Parlamentar, composta por vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, pelo e-mail retornosegurocmc@gmail.com e pelo WhatsApp (41) 3350-4622.