Esta sexta-feira, 2 de abril, é dia mundial de conscientização sobre o autismo. A data celebra a importância de lutarmos por respeito e garantia de acesso e inclusão para pessoas com condições neurológicas diversas.
A data foi criada no final de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento. Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno e por isso o termo técnico oficial é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
No Brasil, a Lei Federal nº 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, assegurando, entre outras conquistas, o direito ao apoio especializado para as crianças com TEA.
A conquista da lei Berenice Piana e outros avanços importantes são fruto do empenho e da luta de pais, professores e demais profissionais para garantir que a inclusão ocorra com qualidade e promova condições reais de acesso, participação e aprendizagem. Ainda há muita luta pela frente para garantir novos avanços e para que as conquistadas previstas em lei sejam efetivadas!
Acesso, inclusão social e direitos assegurados!
Somos neurodiversos!