Abaixo-assinado contra o colapso do sistema de saúde de Curitiba e Araucária

O sistema de saúde está em colapso! Em Curitiba e em Araucária, os pacientes já estão demorando para conseguir atendimento, leitos, vagas na UTI e respiradores. E mesmo assim, o número de casos e de mortes cresce de forma assustadora dia após dia.

Os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente estão adoecidos, sobrecarregados. Com a falta de leitos, a cada minuto fica mais próximo o momento em que eles terão que decidir entre quem vive e quem morre na espera por um respirador ou por uma vaga de UTI.

Já passou da hora de tomar medidas mais drásticas e urgentes para preservar a vida dos trabalhadores da saúde e dos usuários do sistema de saúde pública:

Pelo lockdown já, com garantia de renda mínima para a população! Porque se a população não parar de circular, mais pessoas irão morrer. Sabemos que a classe trabalhadora precisa de condições financeiras para ficar em casa e cuidar sua saúde, por isso, é responsabilidade do Estado dar condições adequadas para que os trabalhadores possam ficar em suas casas, evitando assim, o colapso no sistema de saúde.

Além disso, é necessário lutar por melhores condições de trabalho para aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19, por isso, exigimos a contratação de servidores via concurso público! Já faltam profissionais de saúde para abertura de mais leitos e a verdade é que a falta de trabalhadores já vem de antes da pandemia e é só com a contratação via concurso público que a situação pode ser contornada.

E, para resolver a falta de leitos, exigimos a abertura de um hospital de campanha em Curitiba! Já ficou claro que a transformação das UPAs em hospitais de emergência é furada, porque as unidades não têm estrutura adequada para atendimento hospitalar e, enquanto isso, o atendimento de urgência e emergência fica prejudicado, os usuários não têm para onde ir, e o as outras unidades ficam sobrecarregadas. A disputa por leitos não é só para Covid, mas também, para outras doenças que com o fechamento das UPAs, perderam espaço.

Contra a terceirização! A política de entregar a saúde pública nas mãos da iniciativa privada tem piorado as condições de acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde pública. Agora, durante a crise causada pelo coronavírus, os governos têm agido por debaixo dos panos para buscar acelerar a terceirização do sistema de saúde. Mas, nós estamos atentos e não vamos entregar nossos direitos sem luta e resistência.

Assine e junte-se a nós na luta em defesa do sistema de saúde público e da classe trabalhadora!

Uma campanha dos sindicatos SISMUC e SISMMAC de Curitiba, SIFAR E SISMMAR de Araucária.

Participe da campanha

Assine e junte-se a nós na luta em defesa do sistema de saúde público e da classe trabalhadora!

Veja mais

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »