Servidores de atendimento de Covid-19 são assaltados em Unidade de Saúde

A falta de segurança nos equipamentos municipais está cada vez mais grave. Nesta terça-feira (8) trabalhadores da Unidade Básica de Saúde Umbará I foram feitos reféns por um homem armado. A ação aconteceu por volta das 9 horas, quando o homem armado entrou na ala de atendimento para Covid-19 e rendeu cinco trabalhadores do setor que foram trancados em uma sala do local. O homem fugiu em seguida levando três aparelhos celulares dos trabalhadores.

Destacamos que é importante que o direito à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) a esses trabalhadores seja garantido, para além de toda a assistência que for necessária.

Após o assalto, a UBS Umbará I passou a atender com os portões fechados. A ala para atendimento a pacientes com Covid-19 ou sintomas da doença foi fechada temporariamente e conforme informações da Prefeitura, os pacientes com sintomas respiratórios estão sendo orientados a procurar a UBS Sambaqui.

A falta de segurança nos equipamentos municipais não é novidade. Trabalhadores da Educação têm sofrido assaltos dentro das unidades e nos equipamentos da Saúde já tivemos notícias de assaltos fora dos horários de atendimento. A falta de segurança na unidade prejudica servidores e a população atendida, que também foi vítima da violência praticada, revela a falta de condições de trabalho e contribui para o esgotamento dos servidores.

A presença da guarda municipal nos equipamentos municipais é um pedido antigo do SISMUC e do conjunto dos servidores, como medida preventiva para evitar ações como a que ocorreu na UBS Umbará I. A guarda foi acionada após a ocorrência.

Em meio a pandemia de Covid-19, servidores e população estão em risco e não vemos ação da gestão Greca para defender os servidores que garantem o atendimento à população. Chega de descaso! A vida vale mais e é preciso unir nossas forças e cobrar sistematicamente a gestão Greca para mais segurança nos equipamentos.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »