Na última quarta-feira (18), o SISMUC e
o SISMMAC realizaram um seminário para debater as Perspectivas da Educação Pública no Pós-Pandemia. O evento ocorreu de maneira remota e contou
com a participação de mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores da educação
municipal para debater os desafios que enfrentamos em razão da suspensão das
aulas presenciais e da pandemia de Covid-19.
O seminário organizado pelos sindicatos
reuniu especialistas na área, com palestras voltadas para a educação infantil e
para o ensino fundamental, além de discutir também a importância dos servidores
administrativos e dos auxiliares de serviços escolares no processo educativo.
A
iniciativa de realização do seminário buscou propiciar um espaço de reflexão e
de construção de estratégias pedagógicas coletivas diante da omissão da
Secretaria Municipal de Educação em realizar debates que preparem o conjunto
das trabalhadoras e trabalhadores da educação para os desafios do pós-pandemia.
Se você perdeu o Seminário, assista nos links abaixo
Nélio Spréa é educador, produtor
artístico e músico, é mestre e doutor em educação pela UFPR. Em sua palestra
ele trabalhou “A afetividade lúdica como suporte para o acolhimento das
crianças no pós pandemia.” O palestrante dividiu a manhã em dois momentos,
um deles voltado para educação infantil e o outro para os processos
recreativos.
No
período da tarde, a discussão abordou as perspectivas para o ensino
fundamental, com palestras sobre os
desafios da reorganização curricular e as mediações de aprendizagem.
A
palestra sobre a reorganização curricular foi ministrada por Renata Barbosa, que doutora em educação
e professora no setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A
palestra sobre mediações de aprendizagem foi ministrada por Evelise Portilho
que é doutora em educação e professora de pedagogia na Pontifícia Universidade
Católica (PUC).