CRAS foram reabertos sem a regulamentação necessária

Os 39 Centros
Regionais de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Curitiba
foram reabertos na segunda-feira (27) . Eles estiveram com
atendimento presencial suspenso por cerca de um mês, após a
publicação da Instrução Normativa nº 2 da Fundação de
Assistência Social (FAS), do dia 23 de março. 

A reabertura dos
CRAS não foi acompanhada de nova normativa, gerando incertezas para
os servidores. A não publicação de nova instrução normativa regulamentando a reabertura dos equipamentos para atendimento presencial é uma ilegalidade do poder público
, pois
não atende o princípio da legalidade dos atos administrativos,
conforme previsto no artigo 37 da Constituição Federal. 

Durante o período
de suspensão do atendimento presencial, os servidores dos CRAS
fizeram atendimento em regime de escala por telefone. Outros
servidores foram remanejados para reforçar o atendimento especial.

O governo Greca vem
fechando os CRAS e diminuindo os atendimentos sociais para as pessoas
mais vulneráveis. Foram sete CRAS fechados na gestão do
desprefeito, e neste período de emergência no combate e
enfrentamento ao Coronavírus, esse atendimento está fazendo falta,

pois muitas pessoas, entre elas do grupo de risco, como
idosos, portadores de doenças crônicas, deficientes físicos e
grávidas, estão tendo que percorrer longas distâncias para chegar
ao equipamento distante de suas casas. São pessoas que não têm
condições de pagar a passagem do transporte coletivo e acabam
percorrendo longos trajetos a pé, o que não contribui para o
isolamento social necessário neste momento.

Mesmo reaberto com
regras para que não ocorra aglomeração, não é isso que está
acontecendo. Famílias inteiras estão indo até os equipamentos em
busca de ajuda, formando filas e aglomerações. 
Está havendo muita
procura por pessoas que precisam atualizar o Cadastro Único para
poder solicitar o auxílio emergencial, e estavam com dificuldade de
fazer por telefone, entre outras situações vividas pelos mais
vulneráveis da sociedade, que buscam os atendimentos sociais.

Devido as
insistentes cobranças do sindicato, a reabertura do atendimento
presencial contou com kits de equipamentos de proteção individual
(EPI) para os servidores
com máscaras faciais, máscara -escudo
facial, luvas, álcool em gel e líquido, além de uma organização
dos locais de atendimento onde prevalece a distância de 1,5 m.

É dever da
administração garantir a segurança dos servidores e dar condições
adequadas de trabalho! Em momentos de crise e incerteza como estamos
passando o Poder Público tem obrigação de garantir a assistência
aos mais necessitados.

Nota de pesar – Lawrence Carvalho Ferreira da Silva

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido servidor público Lawrence Carvalho Ferreira da Silva, aos 44 anos. Lawrence atuava como auxiliar de serviço bucal (ASB) no Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd, no Portão. O velório será

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