Denúncia: servidores trabalham aglomerados em equipamentos da saúde

O SISMUC tem recebido denúncias de aglomeração de servidores nas Unidades de Saúde (USs) que unificaram atendimentos, colocando a vida desses servidores em ainda mais risco. Como estratégia para o enfrentamento da Covid-19, a Prefeitura fechou 26 USs no final de março, remanejou 850 servidores da saúde e transferiu o atendimento para a população.

Essa mudança, além de dificultar o acesso aos serviços de saúde por parte da população dos bairros que tiveram unidades fechadas, piorou as condições de trabalho dos servidores. Os locais que receberam os servidores remanejados não têm capacidade física para as duas equipes e toda a população que precisa dos atendimentos de rotina.

Com isso, alguns servidores foram submetidos a locais de trabalho menores do que o necessário. É o caso de quatro servidores administrativos que trabalham juntos em uma sala pequena, onde não é possível estabelecer o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os colegas. A falta de ventilação do ambiente é outro problema, pois há somente uma janela na sala, o que não garante a troca de ar para reduzir os riscos de contágio.

O espaço para refeições nessas USs também é fonte de preocupação, já que não comporta a quantidade de servidores que estão trabalhando no espaço.

Até mesmo o álcool em gel, item básico para higiene e prevenção do vírus, não é fornecido adequadamente. Essa é uma reclamação constante de servidores de diferentes áreas. No caso dos trabalhadores da odontologia, atividade considerada de alto risco para contágio com o Coronavírus, a gestão forneceu um álcool que sequer tem a indicação do percentual. Ou seja, exemplo claro do descaso com a vida dos servidores.

A necessidade de adotar as chamadas medidas administrativas e medidas de engenharia para preservar a saúde dos servidores vem sendo levantada pelo SISMUC desde o início da pandemia. Mas, o desgoverno Greca prefere fechar os olhos e continuar arriscando a vida dos trabalhadores.

A realidade dos servidores é bem diferente da realidade anunciada pelo desprefeito Greca, que coloca em risco os trabalhadores que fazem o atendimento da população!

Faça a sua denúncia pelo canal “Fala, servidor”

Não podemos ficar calados diante do descaso com que o desgoverno Greca vem tratando a vida dos servidores! Para isso, o SISMUC e o SIFAR, de Araucária, se uniram para criar um canal sigiloso de denúncia. Mas, para escancarar a falta de cuidados com a Covid-19 que as prefeituras têm imposto aos trabalhadores, os sindicatos precisam de você, servidor!

Somente quem está vivendo a dura realidade todos os dias pode nos ajudar a avançar nas cobranças que temos feito à gestão. As denúncias podem ser realizadas através do WhatsApp (41) 99661-9335 (para servidores de Curitiba) de forma anônima e com garantia de sigilo.