Nova Normativa da FAS recomenda distância para atendimento não seguida em novos espaços

A Fundação de Ação Social (FAS) está divulgando a abertura de casas para acolher usuários que estejam com sintomos da COVID-19 sem seguir a orientação de suas próprias diretrizes. A Instrução Normativa nº 2 da FAS diz que deve haver espaço de 2 metros entre as camas para evitar contágio, o que não está sendo obedecido, conforme verificado pelo sindicato. A abertura de espaços para receber usuários em quarentena vão abrigar público específico, sem seguir o próprio decreto e não ameniza a situação das equipamentos de acolhimento que já estão com sua capacidade esgotada.

A normativa também reordenou o atendimento dos
Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estabelecendo
escala de trabalho para os servidores, após pressão dos sindicatos.
O atendimento para os usuários passa a ser feito em regime de
emergência por telefone ou de forma presencial nos Núcleos
Regionais, das 9h às 15h.O SISMUC luta para que o revezamento seja para todos os servidores da FAS a fim de preservar a saúde física e psicológica desses trabalhadores. Muitos estão trabalhando com rodízio de 12 horas, uma situação que agrava o risco à saúde dos servidores em tempos de pandemia. 

A nova IN ainda estabeleceu que os Centros de Referência
Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) vão
atender 24h de forma ininterrupta e que vai intensificar a abordagem
à população em situação de rua no Centro de Encaminhamento
Social (CES).
O documento ainda prevê a limpeza e higienização dos
equipamentos, o que está acontecendo de forma precária em função
da redução no número de trabalhadores.

Servidores em risco

O
fechamento dos CRAS contribui para proteção da saúde dos
servidores, que vinham trabalhando sem equipamento de proteção e
sem materiais de higiene como álcool gel
. Mas salientamos que, mesmo
em regime de escala, os servidores vão precisar dos equipamentos:
máscaras, luvas, álcool gel, aventais. Em reunião realizada na
segunda-feira (23), houve comprometimento da gestão para que todos
que atendem a população receberiam os EPIs, agora estamos
acompanhando para ver se essa palavra será cumprida.

Servidores da FAS já encaminharam pessoas atendidas com suspeita do COVID-19 para unidadesde saúde e estão fazendo o transporte para os equipamentos quando estes pacientes recebem alta. Sem os EPIs necessários eles colocam sua saúde em risco!

Conforme
Recomendações Administrativas do Ministério Público do Paraná
para a Prefeitura, os usuários da FAS também devem receber kit
higiene para o combate e prevenção ao coronavírus,
além de
orientações que os servidores estão repassando.
Os próprios usuários dos serviços da assistência social enxergam
que eles são um dos grupos mais vulneráveis dessa pandemia. Eles
exigem atenção e mudança de postura do desgoverno Greca que, desde
que assumiu a Prefeitura, vem praticando um desmonte da FAS e
precarizando o atendimento ao usuário. Agora, os resultados da
precarização aparecem com ainda mais força.

Continuamos
cobrando a disponibilidade dos EPIs e material de limpeza para que os
servidores trabalhem com segurança
. A população em situação
vulnerável precisa de atenção, mas os servidores precisam de
condições adequadas para realizar o seu trabalho!


Confira a íntegra da Instrução Normativa nº 2/2020

Veja as Recomendações Administrativas do MP-PR

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