O SISMUC, juntamente com o Simepar, Sindacs e
Sismec, esteve em reunião com a gestão na manhã desta segunda-feira no Edifício
Laucas. O objetivo foi levar as reivindicações dos servidores que estão na
ponta do enfrentamento ao COVID-19, bem como questionar sobre as medidas que
estão sendo tomadas para garantir a segurança desses trabalhadores.
Mas, mesmo com a situação de crise, a gestão não se
mostra aberta ao diálogo para construção de soluções em conjunto. Tanto é que
só um representante de cada sindicato foi recebido na reunião e a representante
da gestão se mostrou mais preocupada em falar do que em ouvir a situação de
quem está nas pontas.
Com relação à disponibilidade de EPIs, umas das
cobranças que os sindicatos vêm fazendo insistentemente, a gestão afirmou
que já está tomando as providências para disponibilizar os materiais até
amanhã, terça-feira (24).
A reivindicação do SISMUC com relação à necessidade
de EPIs e de orientações não é apenas para os servidores da saúde, mas para
todos aqueles que têm atendimento direto à população, como no caso da FAS e de
outras atividades. A promessa da gestão é que todos os trabalhadores que estão
na ponta do atendimento terão os EPIs.
É o caso também dos trabalhadores terceirizados da
limpeza, que mesmo executando um trabalho tão importante, eles ainda continuam
sem instruções específicas. Mais uma vez, a gestão se comprometeu a solicitar
que as empresas terceirizadas responsáveis pelo setor deem as garantias
necessárias para esses trabalhadores.
Também foi levado a conhecimento da gestão o fato
de que alguns hospitais da capital também estão com falta de EPIs, mesmo que
não façam parte da base da saúde. Afinal, esse é momento de união e
solidariedade entre os trabalhadores.
O SISMUC vai seguir acompanhando e cobrando a
gestão, para garantir que as equipes de ponta tenham as condições necessárias
para atendimento à população.Vale
lembrar que a demora em garantir os EPIs para as equipes já trouxe sérias
consequências, com servidores entre os casos suspeitos, além do médico
internado em estado grave diagnosticado com COVID-19.
Informações e orientações
Também foi reivindicado junto à gestão que haja um
canal de informação mais completo e mais ágil para os profissionais da saúde,
para que saibam como proceder nessa situação inédita. Hoje os servidores se
sentem abandonados e estão pouco orientados, já que não recebem informações
corretas de utilização de EPIs e dos procedimentos mais seguros para o trabalho
nesse momento.
Esse foi outro ponto que a gestão prometeu atender
à reivindicação, melhorando o
canal oficial de informações sobre a pandemia do
Coronavírus em Curitiba, que será pelo sitehttp://www.saude.curitiba.pr.gov.br/.
É importante lembrar nesse momento que todos os
profissionais de saúde devem garantir suas vacinas contra gripe e sarampo,
sendo um público prioritário nesse atendimento.
Reivindicações do SISMUC
O SISMUC tem trabalhado
insistentemente e pressiona a gestão para garantir as condições necessárias
para os trabalhadores da saúde e de outras áreas que trabalham com atendimento
ao público. Confira algumas das reivindicações:
– Equipamentos de proteção individual,
que até o momento estão em falta nas unidades: máscara N95, óculos, luva,
avental e touca para todos os servidores da saúde. Agora, no estágio III que é
o de transmissão comunitária, os governos deveriam estar providenciando
macacões para os trabalhadores que atuam diretamente com a população infectada,
mas não é isso que temos acompanhado nas unidades de saúde e os servidores têm
denunciado.
– Máscaras cirúrgicas para distribuir
para os pacientes que chegarem com sintomas nas unidades.
– Orientações para todas equipes de como
colocar e retirar EPIs, como proceder nesse cenário, o que a gestão afirmou que
está em desenvolvimento.
– Medidas administrativas: é urgente a
contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares, mas também é fundamental
equipes de limpeza e auxiliares para ajudar a colocar e a tirar os EPIs com o
objetivo de evitar a contaminação do trabalhador da saúde.
– Reconfiguração de escalas para
evitar a exposição de um número grande de trabalhadores ao mesmo tempo.
– Organizar escala para utilização do
refeitório e medida preventiva em relação ao ponto-eletrônico, que pode vir a
ser um ponto de contágio entre os trabalhadores da saúde.
Seguimos acompanhando se a gestão vai
cumprir sua promessa de tomar medidas com urgência!
Denuncie os problemas no seu local de trabalho
Se você está tendo dificuldades com falta de condições adequadas de segurança no seu local de trabalho, denuncie no formulário abaixo para que essas questões sejam cobradas da gestão.
SISMUC apresenta representação ao MP para garantir EPIs
O SISMUC tem tomado medidas enérgicas contra a falta de EPIs nas unidades de saúde e para outros servidores que trabalham com atendimento direto à população, como no caso da FAS.
Além da pressionar e negociar com a gestão, o departamento jurídico do sindicato apresentou nesta segunda-feira (23) uma representação junto ao Ministério Público (MP), denunciando a situação ilegal da Prefeitura de não fornecimento de EPIs aos servidores.
Os servidores públicos estão sendo alocados em equipamentos públicos destinados ao enfrentamento do coronavírus sem a devida proteção – necessária e obrigatória em situações deste tipo. Mais um exemplo claro do desrespeito da gestão para com os servidores.
Esperamos que a gestão resolva essa situação com a devida urgência, evitando a necessidade de medidas judiciais mais coercitivas para se garantir o direito à saúde dos servidores.