Servidores e servidoras aprovam desfiliação da CUT no XII Congresso do SISMUC

Os trabalhadores do serviço público municipal de Curitiba aprovaram no XII Congresso do SISMUC a desfiliação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A decisão foi tomada neste domingo (25) durante plenária de encerramento do Congresso, após três dias de amplo debate da categoria.

A maioria dos servidores e servidoras decidiu pela desfiliação da Central por entenderem que ao longo dos anos a CUT tem se distanciado dos trabalhadores, se burocratizando e já não está mais ao lado de quem deveria estar, atravancando lutas necessárias pelos direitos de nossa classe.

Com maioria de 177 a 102 votos e treze abstenções, os servidores reafirmaram os princípios da atual gestão do sindicato expressas no Caderno de Teses, são elas: independência de patrões e governos, trabalho de base e solidariedade ativa de classe. As resoluções aprovadas na plenária foram aprovadas por unanimidade na assembleia geral referendando as decisões do Congresso.

A decisão confirmou o que a categoria já havia expressado com a eleição da gestão Sindicato é pra lutar – Firmes com a base. São novos tempos e novos rumos na luta dos servidores públicos municipais de Curitiba em defesa do conjunto da classe trabalhadora.