Solidariedade aos servidores estaduais em greve há 15 dias

O SISMUC manifesta o seu apoio aos servidores e servidoras estaduais em greve que ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde da última terça-feira (9). A ocupação ocorreu após a realização de um ato público que reuniu mais de 30 mil pessoas no centro de Curitiba. Além de ser mais um instrumento de pressão, a ocupação também foi uma forma de protesto contra o descaso do governo com as negociações.

A data-base venceu no dia 1º de maio, os servidores estaduais estão com os salários congelados há quatro anos e a defasagem já passa dos 17%. Inicialmente, o governador Ratinho Jr comunicou que não daria reajuste. Com a pressão dos servidores, a proposta atual é de conceder 2% de reposição em janeiro e parcelar o total de 5,09% até 2022.

Além da reivindicação salarial, a greve do serviço público estadual também cobra melhores condições e a retirada do Projeto de Lei Complementar 4/2019 que, assim como o prefeito Rafael Greca fez no Pacotaço, apresenta uma série de ataques que inviabilizam a carreira no funcionalismo público estadual.

A greve já completou 15 dias e a mobilização continua, com acampamento em frente ao Palácio Iguaçu e outras estratégias de pressão. O recesso parlamentar, que começaria só na próxima semana, foi adiantado e a última sessão estava marcada para essa quarta-feira (10).

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »