Urnas nas ruas, começa segundo turno

Mais uma vez, o relógio não marcava seis horas da manhã e as urnas da eleição do Sismuc já saiam para coletar os votos dos 9793 sindicalizados. É a realização do segundo turno, quando os servidores podem optar entre duas chapas e ainda escolher o conselho fiscal da entidade para os próximos três anos: 2018 até 2021. Uma nova eleição teve que ser marcada porque na primeira consulta, nos dias 4, 5 e 6 de julho, não foi possível atingir o quórum de 50% mais um votos para ser feita a apuração. Faltaram pouco mais de 100 votos. Dessa vez, o quórum mínimo é de 40% mais um votos. Isso significa 3917 votos.

Dessa vez, serão 23 urnas fixas e 22 volantes. O aumento das urnas fixas é para contemplar os servidores da Educação que estão de recesso. Além das urnas do Sismuc, da Prefeitura de Curitiba, ICS, Edifícios Delta e Laucas, os servidores podem votar em urnas instaladas nas Ruas da Cidadania e em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os servidores ainda podem votar nas urnas volantes. Esse voto será registrado em separado. Para participar, o sindicalizado precisa de qualquer documento com foto. Inclusive crachá de identificação na Prefeitura de Curitiba. Aos aposentados, foi dada a opção de voto via correspondência. Clique aqui e confira os locais de votação.

As mesmas duas chapas do primeiro turno concorrem agora: “Chapa 1 Sismuc Somos Nós” e “Chapa 2 Sindicato é pra Lutar”. Os servidores ainda votam para o conselho fiscal, que é independente das chapas. São 16 opções, sendo que os cinco ficam com as vagas titulares e 5 com as vagas de suplentes. Clique aqui e veja as opções.

A votação ocorre nos dias 18, 19 e 20 de julho. A apuração ocorre no dia 20 de julho, após a chegada da última urna. A chapa vencedora assume o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) a partir de 1o de setembro.