Moradores protestam por manutenção da Estratégia em Saúde da Família

Moradores de quatro bairros de
Curitiba protestaram na tarde de hoje (23) pela manutenção do programa
Estratégia em Saúde da Família (ESF) na Unidade de Saúde Bom Pastor, localizada na regional de Santa Felicidade. A gestão Greca ameaça redirecionar o ESF para outra regional de Curitiba, sob alegação de que o programa não seria necessário na região. 

“A prefeitura rasga a Constituição e rasga a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), porque em nenhum momento se fala que a saúde pública é restritiva a algum público da população. Nós defendemos um SUS universal, integral e igualitário, não importa o bairro. Não tem sentido sair dali. A alegação de que os índices são bons, não tem mortalidade infantil, materna, isso é bom, é justamente o que nós queremos. Saúde é direito de todos e dever do Estado”, afirma Irene Rodrigues, coordenadora-geral do Sismuc. 

Moradores e trabalhadores dos
bairros Santa Felicidade, Bela Vista, São João e Cascatinha estavam ali,
concentrados entre a avenida Manoel Ribas e a Rua Jacarezinho, megafone em mãos
para dizer que o programa tem êxito no atendimento e está implantado na região
há 22 anos:

“Minha mãe ficou cinco anos e a enfermeira veio, o médico vinha uma vez por semana, não achamos justo tirar um direito nosso”, afirma Isabel Costa, usuária. 

SISMUC participa da 23ª Jornada de Agroecologia

Na última semana, o SISMUC esteve presente na 23ª Jornada de Agroecologia, realizada em Curitiba, um importante espaço de debate sobre soberania alimentar, produção sustentável e alimentação saudável e de qualidade. A participação no evento reforça um questionamento que o

Leia mais »