Ocorreu hoje a posse do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), hoje (16h), na sede da Prefeitura. À ocasião, foram empossados também os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre 18 novos representantes para uma gestão de dois anos do CMAS, figuram três representantes de entidades sindicais. No total, são nove representantes da prefeitura e outras nove vagas para as entidades da sociedade civil.
O Conselho será presidido pela atual presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni.
O Sismuc tem direito a uma vaga, com a escolha de Valdevânia de Assis como titular, bem como Alessandra Leite pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam). A outra vaga é do Sindicato das Assistentes Sociais do Paraná (Sindaspi).As coordenadoras do Sismuc, Irene Rodrigues e Maria Cristina Lobo estão como suplentes pela Confetam e Sismuc, respectivamente.
“É um espaço de denúncia, um espaço onde não somos maioria, mas nos posicionaremos contra temas como a terceirização”, expressa Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc e suplente da vaga da Confetam, refletindo sobre como atuar no espaço do conselho em um momento de questionamento de políticas para o setor.
Perfil
Maria Valdevânia de Assis é assistente social no CRAS Uberaba. Atua na política para assistência social desde 2013. “É importante o Sismuc assumir uma vaga como valorização do trabalhador da assistência social”, aponta.
Já Alessandra Leite é educadora social há 22 anos na prefeitura de Curitiba. De modo geral, pensa que a orientação para o espaço deve ser a defesa de “Capacitação e unificação dos servidores que devem se ver como trabalhadores do SUAS”, pensa.