Curitiba tem 12 cmeis prontos, mas que não funcionam por falta de pessoal

Dezessete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) – as antigas creches – inaugurados pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) em seu último ano de gestão seguem sem funcionar, ou estão operando abaixo da capacidade. Somadas, as instituições que já estão prontas poderiam receber 2.510 crianças de até cinco anos, quantidade que equivale a cerca de 28% do déficit de vagas, que atualmente gira em torno de 9 mil crianças.

Segundo a secretaria de Educação da atual gestão municipal, Maria Silvia Bacila Winkeler, o principal problema que tem impedido o início efetivo de funcionamento dos Cmeis é a falta de professores da educação infantil, que até pouco tempo eram chamados de educadores.

“Para que eu possa fazer o chamamento desses professores eu preciso de dotação orçamentária, então nós enfrentamos esse processo nesse início de gestão para organizar todo nosso processo de finanças”, afirma a secretária.

Mesmo que a prefeitura consiga viabilizar o chamamento de professores de educação infantil já aprovados em concurso público, isso não garante que os novos CMEIs possam, enfim, funcionar. 

Leia a reportagem na íntegra

LRF Municipal dificulta contratações

Um dos projetos de lei enviados pela prefeitura para votação na Câmara dos Vereadores trata da Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal. De acordo com a proposta, a limitação das despesas de pessoal em 70% do crescimento da Receita Corrente Líquida (RCL). Isso dificulta a contratação de novos servidores.Ou seja, implica em menos investimentos com servidores públicos municipais.

Prefeito Gustavo Fruet inaugura no Sítio Cercado o 22º CMEI da gestão