Hoje (26), a APP Sindicato – Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná comemora 70 anos de lutas e conquistas. Fundada em 26 de abril de 1947 como Associação dos Professores Paranaenses, surgiu para reunir e defender os profissionais da categoria que buscavam o reconhecimento do seu trabalho e a legitimidade da profissão.
Segundo o site, a base da APP-Sindicato é formada por quase 75 mil professores e funcionários de escola da rede pública estadual – e também da rede municipal nas cidades onde não há sindicato – , número que representa mais de 120 mil servidores da educação estadual.
A coordenadora de Assuntos Jurídicos do Sismuc, Adriana Kalckmann, estendendo os cumprimentos da direção geral do sindicato, parabeniza os 70 anos da APP-Sindicato e destaca que os trabalhadores da educação enfrentaram muitas barreiras ao longo dos anos, mas que têm escrito uma história marcada por uma trajetória de luta e resistência contra as atrocidades de governos descomprometidos com a educação. “Entre os cavalos de Álvaro Dias e as bombas e balas de borracha de Beto Richa, passando pelo sucateamento das escolas públicas no governo de Jaime Lerner, foram 70 anos de luta e resistência de um dos maiores sindicatos do Paraná”, relembra a coordenadora