Por meio do Decreto Nº 428, publicado no Diário Oficial do Município de Curitiba no último dia 7 de fevereiro, o prefeito Rafael Greca decretou ponto facultativo nos dias 27 e 28 de fevereiro (segunda e terça-feira de carnaval) em todos os órgãos públicos, deixando apenas os serviços essenciais à população que contam com servidores que trabalham por regime de escala.
Desde o final da tarde de ontem(22) e manhã de hoje(23) chegaram denúncias de que algumas chefias estavam reunindo as equipes para cobrar a reposição dos dias 27 e 28. Entendendo que o decreto não fala de reposição, a coordenadora geral do Sismuc, Irene Rodrigues, afirma que qualquer cobrança nesse sentido é arbitrária. Imediatamente o Sismuc entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) para que o equívoco fosse desfeito. Em resposta, à SMS lançou um comunicado garantindo o ponto facultativo sem reposição.
Irene explica que por meio deste documento da SMS, os funcionários que atuam nas Unidades de Saúde(US) poderão usufruir do ponto facultativo sem necessidade de fazer a reposição posteriormente. “É importante que os servidores tragam as pautas para a direção sindical para que juntos possamos mudar as realidades nos ambientes de trabalho”, ressalta Irene.
O decreto também comunica que as atividades serão retomadas na quarta-feira de Cinzas (1º de março), às 14 horas. Mas o comunicado da SMS informa que em todas as atividades administrativas da pasta o retorno será às 13 horas.