Greca anuncia secretários e redução da “máquina” da prefeitura

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) anunciou hoje a equipe que vai compor sua futura administração. Como já havia prometido, Greca confirmou a intenção de reduzir o número de secretarias das atuais 23 para 12 como medida de economia, e afirmou que o critério de escolha dos secretários foi técnico. “Acho que com uma estrutura mais enxuta, menos gastos na máquina pública eu vou poder devolver mais rapidamente à população a satisfação das esperanças que geraram a minha eleição”, explicou.

Greca manifestou ainda preocupação com a situação financeira da prefeitura e disse que uma das prioridades será o corte de gastos e o aumento da arrecadação, para recuperar a capacidade de investimento do município. “A gente viu que na gestão Fruet a arrecadação cresceu apenas 28% enquanto as despesas com pessoal cresceu 70%. Nós temos que fazer um esforço muito grande para enxuar a máquina e as despesas, porque se não em três anos, nessa projeção, a gente não paga a folha. E temos que fazer um esforço muito grande para, sem aumentar impostos, multiplicar e aumentar a arrecadação”, disse ele, afirmando ainda que 40% das funções gratificadas não serão preenchidas.

Apesar de dizer que a greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo que atingiu hoje a cidade ainda é responsabilidade do atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), o prefeito eleito prometeu atuar para resolver a questão logo que assumir o cargo. “Nós vamos dar uma solução. A política tem que sair da discussão do preço da tarifa. A tarifa é técnica, tem que ser justa, metropolitana. Os ônibus têm que ser renovados. Motoristas e cobradores têm que receber em dia e as coisas tem que funcionar”, disse.

O prefeito eleito reafirmou ainda que a Oficina de Música deve ser adiada. “Eu vou adiar a Oficina de Música. Se o prefeito atual provisionar os recursos eu não me oponho à música. Mas eu não contrapor a saúde à música. Enquanto houver dor no espaço no espaço público não atendido não pode haver música”, alegou.

Confira abaixo os secretários e demais integrantes da futura administração municipal:

Comunicação Social – Marcelo Cattani
Administração – Carlos Calderon
Defesa Social – Algacir Mikalowski
Saúde – João Carlos Baracho
Governo – Luiz Jamur
Infraestrutura – Eduardo Pimentel
Planejamento e Finanças – Vitor Puppi
Urbanismo e Assuntos Metropolitanos – Marcelo Ferraz
Abastecimento e Agricultura – Luiz Dâmaso Guzzi
Procuradoria – Dra. Vanessa Volpi
Esporte e Turismo – Marcelo Richa
IPPUC – Reginaldo Reinert
Agência Curitiba Inovação e Tecnologia – Breno Lemos e Tiago Francisco da Silva
Cohab – José Lupion Neto
Fundação Cultural de Curitiba – Maurício Appel
Turismo – Tatiana Turra
Fundação de Ação Social – Larissa Marsolik
Instituto de Previdência Municipal de Curitiba – Jose Carlos Rauen
Curitiba S/A – Bruno Rocha
Urbs – José Antonio Andreguetto
Relações Internacionais – Rodolpho Zanin Feijó
Instituto Curitiba Saúde – Dora Pizzatto
Educação – Maria Silvia Bacila Winkeler
Meio Ambiente – Sergio Tocchio