Derrubado artigo que prejudicava luta dos polivalentes

Durante a votação do reajuste salarial dos servidores municipais na Câmara de Vereadores hoje (31), o Sismuc solicitou a retirada do artigo que mudava nome do cargo de polivalente para profissional de operação e manutenção. O artigo estava presente na lei da data-base.

Desde 2015, os trabalhadores debatem com a gestão mudanças para valorizar as profissões que eles foram contratados para desempenhar na época de seus concursos públicos. Para isto, é necessário um Plano de Carreira, não só a mudança de nome. Por isso, para o sindicato, o projeto era negativo para os polivalentes.

“Parece que a gestão queria criar um fato para dizer que havia dado aos polivalentes um benefício. Mas, pelo contrário, o que foi apresentado não valorizava as funções originais desses profissionais”, pontua Irene Rodrigues, coordenadora geral do Sismuc.

A alteração foi apresentada por emenda da vereadora Professora Josete, conforme ela explica: “Por não atender o interesse da categoria. Esses trabalhadores querem ser enquadrados em sua capacitação profissional. A pedido do Sismuc, peço a retirada porque a medida da Prefeitura foi unilateral”.

O vereador Paulo Salamuni, líder do governo Fruet na Câmara, prometeu cobrar a gestão a respeito do equívoco. “O encaminhamento é para derrubar a emenda porque não é um problema nosso. Mas vamos cobrar os secretários neste assunto”, disse ele.

O Sismuc vai cobrar a continuidade dos trabalhos do Plano de Carreira dos polivalentes em mesa de negociação da pauta específica deste segmento dos servidores públicos municipais ainda em 2016.