O início do século XXI será lembrando, no futuro, pelas
crises. Crise do capitalismo e a financeira, crise ética e da política, crise
dos conceitos e do judiciário e ruptura da comunicação com o jornalismo. Esses
abalos estão sendo construídos agora, no presente, de acordo com aqueles que
querem lucrar com as crises. A crise é fabricada dentro dos meios de
comunicação, em suas páginas, na web, na rádio, nas versões. É a crise de
credibilidade.
Contudo, a forma como o colapso é editado não é muito clara
para a população. Assim como a maioria esmagadora não sabe como é construído um
carro que dirige, essa maioria também desconhece o processo de construção de
uma notícia. O que vai nela, o que é excluído, que ponto de vista ganha
destaque? Uma pista para ser menos enganado está no novo livro de Umberco Eco.
“Número Zero” trata de um jornal que fala do futuro, aquele que não existe,
para lucrar em cima dele. Veja um trecho sobre a fabricação da informação:
“Observem os grandes jornais. Quando falam, evidentemente
não podem dizer o que pensam daquilo. Então inserem entre aspas as declarações
de quem pensa como ele (jornalista). A esperteza está em pôr entre aspas uma
opinião banal e depois outra mais racional, que se assemelhe muito à opinião do
jornalista. Assim o leitor tem a impressão de estar sendo informado de dois
fatos, mas é induzido a aceitar uma única opinião”.
Ficha Técnica
Número Zero
Idioma: Português
Páginas: 208
Ano de edição: 2015
Editora Record – edição: 1ª