Referência e atendimento aumentam a demanda do Centro de Orientação e Aconselhamento

Os trabalhadores do Centro
Orientação e Aconselhamento (COA) reclamam do número baixo de funcionários,
apesar da grande demanda para atendimento. 

Ainda assim, o COA é referência para
diversos segmentos da população que necessitam de aconselhamento, como é o caso
das pessoas que contraíram o vírus HIV. Por estar localizado no centro da
cidade, no distrito matriz, perto de áreas de prostituição, a demanda de
atendimento do COA aumenta.

“Tem dificuldades, mas uma equipe
comprometida, que oferece neste momento excelente atendimento à população LGBT,
por exemplo. Essa referência de atendimento humanizado acaba inclusive
sobrecarregando o COA”, analisa Michely Ribeiro da Silva, da Rede de Mulheres
Negras, representante do Conselho Nacional de Saúde pela Rede Nacional LaiLai
Apejo – Saúde da População Negra e Aids.

O COA, na avaliação de Michely,
já não tem apenas a função de aconselhamento, mas também acompanha pessoas que
convivem com o vírus HIV, por isso a necessidade de mais condições e
reestruturação. Existe a possibilidade de atendimento também nas unidades de
saúde nos bairros, mas o usuário acaba optando pelo serviço no centro.

Serviço: Busque o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)

Horário para a coleta de exames de HIV: Segunda a
sexta-feira 8h às 17h.
Disk Aids: 3322-2200.

Endereço: Rua do Rosário, 144, 6º
andar. Bairro: São Francisco Curitiba – PR

Regional: Matriz. Telefone: (41)3321-2781 Ramal: 3321-2779

“Tem dificuldades, mas uma equipe comprometida, que oferece neste momento excelente atendimento à população LGBT, por exemplo. Essa referência de atendimento humanizado acaba inclusive sobrecarregando o COA”,